Entrevista com escritora Michelem Fernandes

By Paloma Viricio - dezembro 19, 2011

Olá Amados leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Michelem Fernandes, parceira do Jornalismo na Alma. A Michelem é super fofa e atenciosa, além de ser uma escritora maravilhosa.Ela é autora do livro O Caminho para Esplendor e enviou alguns marcadores que vou sortear depois para vocês. Vamos conferir essa super entrevista?
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Michelem Fernandes-O desejo de ter um livro publicado, surgiu quando percebi que o que eu escrevia, não poderia ficar guardado ou simplesmente restrito a algumas turmas do Ensino Fundamental que eu tinha acesso. Assim, através da publicação, meus escritos poderiam viajar por lugares distantes e diferentes.

Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para concluir seu livro?
Michelem Fernandes-Levei quase dois anos para concluir O caminho para Esplendor. Mantinha-o sempre guardadinho em um caderno de rascunhos.  Tinha um carinho muito grande por essa obra. Por isso, paralelamente, ia fazendo outras coisas. Sempre que podia, pegava o meu caderninho e viajava através das palavras até a Floresta Mágica e ao reino de Esplendor.

Jornalismo na Alma- Como você configurou os personagens? Thomas foi inspirado em alguém? 
Michelem Fernandes-Acho que fui presenteada com os personagens. Querendo ou não, acabam sempre tendo uma característica de alguém que você conheça ou conheceu - mesmo que inconscientemente.

Jornalismo na Alma- Quando li sobre o Castelo Esplendor lembrei dos contos e histórias da era medieval. Tem alguma relação com essa época e a história?
Michelem Fernandes-Não. Valladana (a cidade em que Thomas vive), é bem moderninha. Lá os moradores são a favor da sustentabilidade da cidade e do planeta.


Jornalismo na Alma- Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar o livro? Como superou essa situação?
Michelem Fernandes-Dificuldades sempre acontecem, mas o melhor, é serem esquecidas... A superação vinha do amor e da busca pela realização dos sonhos.

Jornalismo na Alma- Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Michelem Fernandes-Imensamente feliz. Poder ouvir as pessoas falando carinhosamente dos personagens, é muito bacana!  O mais engraçado é que algumas crianças e adolescentes que leram, falam que enquanto liam, imaginam-se estando assistindo ao filme da aventura.

Jornalismo na Alma- Você pretende lançar outro livro? Se sim,quando?
Michelem Fernandes-Sim. 2012 teremos o meu novo livro juvenil “Lembranças de um diário”, sendo lançado no primeiro trimestre e Esplendor 2 no final do ano.

Jornalismo na Alma- Sobre que tema gostaria de escrever um livro?
Michelem Fernandes-Acho que sobre era medieval (Risos!).

Jornalismo na Alma- Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Michelem Fernandes-Mauricio de Souza. Cresci lendo os gibis da Turma da Mônica. Sou muito fã dele!

Jornalismo na Alma- Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Michelem Fernandes-Khaled Hosseini. Por sua sabedoria e principalmente sensibilidade, ao escrever “O caçador de Pipas” e “A cidade do Sol”. São livros magníficos!

Jornalismo na Alma- Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Michelem Fernandes-São duas dicas importantíssimas: ler bastante e ser persistente.

Jornalismo na Alma- Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Michelem Fernandes-
Uma pessoa: Minha mãe.
Um desejo: ver todos os meus sonhos serem realizados.
Um livro: A cidade do sol
Uma música: Mais uma vez, de Renato Russo e Flávio Venturini.
Uma comida: estrogonofe.
Uma bebida: água.
Uma frase: É possível voar através das palavras...
Animal de estimação: cachorro.
Filhos: Ainda não tenho.
Dinheiro: Importante para que se possa viver.
Felicidade: Ver as pessoas que amo felizes.
Fama: Acredito na solidez do trabalho.
Religião: Deus.
Blogueiros: São muito especiais, pois elevam a literatura nacional e os seus autores. Influenciam muitíssimo na conquista diária, de um país de mais leitores.
Falsidade: Abominável.

Sobre a autora

Michelem Fernandes é pedagoga, nascida na capital do Rio de Janeiro. Durante a sua infância, o que mais adorava fazer, era criar histórias de mundos distantes, voando nas asas da imaginação... Anos mais tarde, ao se tornar professora, descobriu sua verdadeira vocação, ao ter que compartilhar as suas histórias, como forma de incentivo à leitura. Desde então, não conseguiu deixá-las mais guardadas.

Contato

Twitter: @michelemfernan 
PARTICIPE DA PROMOÇÃO DO JORNALISMO NA ALMA


  • Share:

You Might Also Like

15 comments