Entrevista com a escritora Renata Martins

By Paloma Viricio - janeiro 27, 2012

Olá queridos leitores! Estou trazendo para vocês entrevista com a escritora Renata Martins, parceira do Jornalismo na Alma. Ele é autora do livro A ovelha e o dragão, que aborda um tema super interessante.Estarei trazendo resenha e sorteio do livro em breve para vocês. Vamos conferir essa super entrevista?
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Renata Martins-O desejo de escrever o livro surgiu da escassez de romances cristãos no mercado. Sempre amei romances, mas na época (a ovelha e o dragão os escolhidos foi escrito no final de 2009), as opções eram poucas. E lógico, não posso esquecer de que o Espírito Santo de Deus me direcionou em como montar toda a história (como pastora e cristã, não faço nada sem orientação divina). Daí a história do satanista e da filha do pastor. 

Jornalismo na Alma-Como você configurou os personagens do livro?
Renata Martins-Para configurar os personagens eu pensei em algo absurdo e contraditório, o q no meio evangélico seria um satanista e a "santa" filha do pastor. E as características físicas e emocionais foi baseada nessa contradição: um ser puro e angelical versus um ser ambicioso e sem limites... Mais ou menos assim.
 
Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever a obra?
Renata Martins-O primeiro da série escrevi em 3 meses. O segundo que será lançado em meados de Abril escrevi em 9, e o terceiro e último, ainda estou em fase de produção.

Jornalismo na Alma-Como surgiu a escolha do nome do livro?
Renata Martins-O nome do livro surgiu devido ao nome dos personagens e suas influências... Oengraçado é q quando Deus me inspirou na idéia do livro, a primeira coisa que me veio em mente foi o nome dos personagens: Raquel (que quer dizer Ovelha mansa)  e Cristiano (seguidor de Cristo), mas como o do Cristiano no início destoava do que ele era, puxei o nome do "espírito" que o influenciava que era o "dragão destruidor".

Jornalismo na Alma-Como ocorreu a escolha do tema?
Renata Martins-A escolha do tema, como dito anteriormente, foi direcionamento do próprio Deus... Falar sobre a santidade nos relacionamentos, sobre o amor e o comportamento cristão... As consequências das escolhas que fazemos... E tudo isso dentro do universo evangélico.

Jornalismo na Alma-Esse é seu primeiro livro?
Renata Martins-Sim. A Ovelha e o Dragão - Os escolhidos é meu primeiro livro.

Jornalismo na Alma-Sobre qual tema escreveria um outro livro?
Renata Martins-Fora a série, escrevi um outro (para adolescentes, a pedido da editora) intitulado "Meu mundo perfeito caiu". É sobre uma linda menina rica e mimada que perde o pai, o dinheiro e o grande amor de sua vida dentro de um único dia...O que se fazer em meio as tragédias da vida é o que trato nele. Seria muito trágico se não fosse bem divertido. Rio muito com as loucuras da Bárbara a personagem principal.

Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seus livros? Como  superou essa situação?
Renata Martins-A maior dificuldade que autores iniciantes enfrentam, é praticamente a mesma:Nenhuma editora quer receber o material de alguém desconhecido. É q são tantos autores já consagrados, tantos títulos a serem lançados, que por "fartura" de material, as editoras meio que "barram" os iniciantes...Foi difícil encontrar alguém disposto a ler.

Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Renata Martins-Quanto a receptividade, me sinto extremamente feliz com a resposta dos leitores. claro, como tudo nessa vida, muitos amam, alguns odeiam (pelo tema polêmico que é o satanismo e pela "alta santidade" proposta pelo livro)... Mas, essa polêmica faz parte, inclusive devido ao público a que se destine: o livro foi escrito para crentes! Isso não significa que o restante das pessoas não possam ler... Claro que podem e devem; só que o comportamento do povo evangélico com relação a namoro é (deveria) ser diferente da maioria. Daí o motivo de poucos odiarem (o q não me incomoda nada), pois o público real, a quem me propus alcançar, ama... Missão cumprida!

Jornalismo na Alma-Tem planos para 2012 no universo da literatura?
Renata Martins-Como citado anteriormente, o Livro 2 da série: A Ovelha e o Dragão - A restauração deve sair até Abril, e O meu mundo perfeito caiu também...E vamos ver se o livro 3 sai até Dezembro... Quem sabe?

Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Renata Martins-Quando eu era pequena, costumava ler as coleções de clássicos da literatura brasileira da minha mãe (que era professora de Português), daí meu predileto era Graciliano Ramos; e eu era muito fã da cachorra Baleia (de vidas secas). Porém hoje tenho lido muito pouco esse tipo de literatura, pois a maioria das minhas leituras são livros de estudo (bíblicos) e leio muito Robson Rodovalho (presidente da Sara Nossa Terra, minha igreja), pois preciso estar antenada com o que pregamos e os direcionamentos que a igreja deve tomar. 

Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Renata Martins-Autores estrangeiros: Gosto muito da Jane Austen, em especial de Orgulho e preconceito. Já no ambito "estudo bíblico" sou fã do pastor David Yonggi Cho; seus livros são poderosos!

Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Renata Martins-Uma dica importante para quem quer escrever (fora ler muito, viajar e etc.) é busque linearidade em seus textos. Recebo muito material para analisar, e a maiorias das histórias são boas... O problema é a mistura de acontecimentos, do tempo... As vezes a história se inicia com um fato importante e depois, aquilo se perde; fica complicado entender o motivo dos acontecimentos...Já pequei muito por isso; de deixar o leitor meio perdido...É importante encontrar o início, meio e fim (sem se tornar muito previsível)!   

Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Renata Martins-Pessoa: Depois de Deus, claro: meu marido!
Desejo: Cumprir todos os propósitos de Deus em minha vida. Chegar diante Dele nos céus e declarar:Missão cumprida!
Livro: A ovelha e o Dragão, lógico... Esse livro mudou a minha vida! Rsrsrs.
Música: Vai valer a pena do Livres para adorar. E música secular...Todo azul do mar do Flávio Venturini. Não é à toa que ela está no livro.
Comida:Penne com creme de camarão
Bebida:Coquetel de frutas
Uma frase:Não escolhemos as coisas fáceis; escolhemos as grandes... Ouvi num filme e achei maravilhosa.
Animal de estimação: Não tenho. Mas, gosto de cachorro.
Filhos:Só assim descobri o que é amor incondicional...
Dinheiro:É bom demais quando se sabe usar.
Felicidade:Só quando eu estiver no céu. Aqui, vivemos momentos felizes...
Fama:É perigosa demais..Tento não pensar nisso.
Religião:Importante:Uma alternativa para nos manter firmes em Deus. Mas, não salva ninguém!
Blogueiros:Um pessoal que realmente gosta do que faz...Admiro demais a disposição e criatividade de vocês!
Falsidade:Esforce-se para não ter.
 
(Renata Martins)
Quem quiser conhecer mais sobre a autora e o livro pode clicar AQUI!

Contato
                                                 Blog:http://www.aovelhaeodragao.blogspot.com

  • Share:

You Might Also Like

18 comments