Olá pessoas! Venho trazendo para vocês resenha do Livro Julieta da autora Anne Fortier. Esse é um romance baseado na obra de Romeu e Julieta, escrito por Willian Shakespeare.O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Arqueiro/Sextante. Eu fiz uma resenha escrita, com notinhas e outra em vídeo para as pessoas que desejam saber do livro de uma forma mais rápida.
Vídeo Resenha
FICHA TÉCNICA
Páginas:448
Formato: Brochura
Selo: Editora Arqueiro/Sextante
Onde comprar? Livraria da Cultura
NOTASCapa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10Juleita, Romeu e muita aventura em Siena
Por Paloma Viricio
Suspense, amor, mistérios e uma grande maldição escondida através de uma trama que promete intrigar o leitor até a última página. Isso tudo e muito mais você encontra no livro Julieta da autora Anne Fortier. Esse livro é a prova viva de que as aparências enganam. Você começa a devorar as deliciosas páginas dele, pensa estar caminhando em uma linha reta e quando menos se espera a viajem muda de trilho. Julieta é baseado em um dos mais famosos romances do mundo, Romeu e Julieta de William Shakespeare. O mais interessante é que mesmo nunca tenho lido essa magnifica obra Shakespeariana, não tive dificuldade nenhuma para entender a trama que se passava no livro da Anne. Além do mais pude viajar para a Itália durante todo o período de leitura e não me arrependo desse belo passeio magnificamente descrito pela autora.
Jules Jacob é irmã gêmea de Janice e as duas começam a morar com a Tia-avó delas, Rose desde pequenas porque perderam os pais em um grave acidente de carro na Itália. As irmãs não se entendem muito bem , porque cada uma possui uma personalidade totalmente diferente da outra e por isso, frequentemente estão em pé de guerra. Quando as duas ragazzas já estão adultas, acabam perdendo a tia de um jeito totalmente inesperado, ficando sem rumo, apenas guiadas pelo mordomo da casa de Rose, Umberto e um testamento totalmente contraditório. Jules não entendia porque a tia-avó tinha deixado a casa para Janice, que nunca se importou com ninguém a não ser ela mesma. Jules ficou apenas com uma carta e uma missão rumo ao desconhecido. Rose nunca falou do passado da mãe das meninas e muito gostava se quer de tocar no assunto.
Tudo o que restou para Jules Jacob foi uma carta dizendo que ela precisava partir a terra de origem dela, Itália, e desvendar um antigo segredo de Diana, mãe da jovem. Lendo a carta supostamente deixada por Rose, Jules descobre que seu nome na verdade era Giulietta Tolomei e de Janice, Giannozza. Entoa a jovem viaja para Itália apenas com uma pequena mala de roupas, o passaporte e a carta da tia-avó em busca de um mistério que ela nunca imaginaria existir. Chegando na Itália Giulietta conhece Eva Maria, uma senhora muito elegante e simpática. As duas se tornam super amigas e a menina acaba conhecendo também Alessandro Santini, afilhado de Eva Maria, que a princípio é super rude com a moça. Giulietta vai ao banco e descobre que em vez de algum dinheiro ou tesouro, Diana deixa como herança uma caixa repleta de mistérios prontos para serem desvendados. Dentro da caixa existem anotações, desenhos e várias versões da história de Shakespeare. Entre elas o diário secreto do maestro Ambrogio, um pinto da época de 1340, que narra toda a história de amor e desgraça de Giulietta Tolomei e Romeo Marescotti, que envolve também a antiga rixa entre as famílias Salimbeni e Tolomei. Sim, a Giulietta de 600 anos atrás tinha o mesmo nome daquela menina confusa atual e também tinha uma irmã gêmea com o mesmo nome de Janice, ou melhor, Giannozza.
Então começamos a navegar entre a atualidade e a história de 1340 e no decorrer da trama cada situação embaraçosa vai se encaixando perfeitamente e nada é como se parecia. Jules é perseguida constantemente pelas ruas de Siena. Aliás segundo o diário de Maestro Ambrogio, a história Shakespeariana não havia acontecido em Toscana, mas sim em Siena. Giulietta Tolomei investiga a fundo toda a história e sabendo que estava correndo risco de vida passa a se aproximar ainda mais de Alessandro Santini, que mostra ser uma pessoa totalmente diferente daquela que fora apresentada a ela por Eva Maria. Giulietta descobre que o autor das perseguições ou melhor a autora era Janice e as duas tornam-se mais unidas do que nunca para descobrir todo o mistério e a antiga maldição que envolvia os Tolomei, Marescotti e Salimbeni. Descobre que Alessandro na verdade se chama Romeo Marescotti, que Umberto é um Salimbeni e bandido procurado pela polícia a séculos. Giulietta embarca em uma paixão alucinante por Romeo que se envolve ainda mais com a moça. Durante a trama são revelados ainda muitos outros segredo que não vou colocar na resenha porque senão não terá graça vocês lerem o livro, mas ele é simplesmente magnífico.
O final não vou revelar, mas posso adiantar que as gêmeas descobrem que não fazem parte da família Tolomei mas sim da Salimbeni. Elas são sequestradas juntamente com Umberto e embarcam em uma busca subterrânea atrás da estátua de ouro, esmeraldas e rubis de Romeu e Julieta. Giulietta Tolomei quase morre e é salva pelo príncipe encantado, Romeu Marescotti. Os personagens foram inspirados por pessoas reais, só que muito mais fantasiados pela autora. No final do livro ela mostra que pesquisou bastante até para poder escrever a história e buscou muitas fontes de inspiração, além de conversar muito com alguns importantes moradores de Siena. O livro é maravilhoso e vale apena ser lido...amei muito mesmo.
O trabalho Juleita, Romeu e muita aventura em Siena de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.
29 comments