Olá leitores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro Garotas de Vidro da autora Laurie Halse Anderson. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Eu fiz uma resenha escrita, com notinhas e outra em vídeo para as pessoas que desejam saber do livro de uma forma mais rápida.
FICHA TÉCNICA
Páginas:272
Formato: Brochura
Selo: Editora Novo Conceito
Onde comprar? Livraria Cultura
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 10 (Muito Bom)Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro
Por Paloma Viricio
Imagine guloseimas de todos os tipos, deliciosos cupcakes, um apetitoso jantar de ação de graças, milk-shake, pizza, hambúrguer, batata frita... Imagine o sabor, o cheiro, o paladar, a boca desejando, pedindo. Agora imagine ter vontade de comer isso, ou uma refeição qualquer, desejar, sentir a barriga roer pedindo um alimento e não poder comer nada, você não se permite ingerir nada além de água= [0 calorias], ou uma refeição que limite-se a “ (...) dez uvas-passas (16) e cinco amêndoas (35) e uma pera meio verde (121) (=172)”, ou qualquer outra que não ultrapasse um total de 200 calorias diárias.

A obra é um drama cujo tema central são distúrbios alimentares: Anorexia e Bulimia. A principal da trama é Lia uma adolescente que aposta com a melhor amiga, Cassie, quem será a menina mais magra do colégio. Só que elas não poderiam imaginar que isso iria se transformar em um grande redemoinho que sugaria a energia, saúde e vida de ambas. Cassie morre de forma brutal em um quarto de motel após tentar comunicar-se com Lia 33 vezes, mas ela não atende, pois não eram mais tão amigas como antes.

Agora Lia, não tem mais porque continuar a aposta. Será? Isso se a amiga desencarnada ficasse em paz. Mas Cassie passa a atormentar Lia depois de morta. Além da jovem ter que enfrentar um problema já enraizado em seu corpo, a anorexia, ainda terá que saber lidar com as misteriosas visões fantasmagóricas de Cassie. O que será que ela quer? Como livrar-se dessa situação? Lia vive com o pai, a madrasta e a irmã de consideração dela. A mãe da jovem é médica e sempre está ocupada na correria da ala de emergência do hospital.
Lia não consegue perceber que está com problemas, muito menos entender que os familiares apenas querem ajudar ela a livrar-se da doença e todos acabam sofrendo juntos, como em uma roda de tortura. Durante a trama podemos notar todo o sofrimento da garota e também dos familiares que tentam de qualquer maneira socorrer a última esperança de fazer com que ela se cure. Mas será que ela irá conseguir sair dessa? Lia deixará de ser uma Garota de Vidro?
De acordo com o Portal do Ministério da Saúde (www), os distúrbios alimentares são uma realidade cada vez mais grave e que afetam principalmente mulheres e meninas que estão em busca do corpo tido como perfeito. Os dados estatísticos são tristes e comprovam que a anorexia obtém estimativa de 0,5 a 1% da população, enquanto a Bulimia coleciona de 1 a 4%.
O tema também foi pauta da matéria publicada no programa Conexão Repórter, da emissora SBT, realizada pelo jornalista Roberto Cabrini (www). A reportagem que foi ao ar no dia 14/06/2012, mostrou o drama enfrentado por meninas que lutam contra as inimigas Ana e Mia (Apelido de Anorexia e Bulimia utilizado por garotas em blogs e fóruns sobre o tema) todos os dias.

Até a modelo e apresentadora do programa Esquadrão da Moda, Isabella Fiorentino, abriu o jogo e revelou como enfrentou a guerra com os distúrbios alimentares que sofreu. “Essa ditadura de que tem que ser prefeita, ter a pele perfeita, cinturinha no lugar...isso é desumano. Acho um crime fazer isso”, alfineta Isabella. E Fiorentino desabafa ” Você não percebe é uma doença sorrateira, geralmente quem começou com anorexia já tinha bulimia...Eu estava doente, tive que tomar remédio, fazer terapia. Fiquei um ano e meio para me curar, ficar bem. Eu falo até hoje que anorexia você não cura, você controla“, relata a modelo.
O trabalho Frágil, leve...Como uma Garota de Vidro de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.
55 comments
Adorei a video-resenha, Paloma! Anorexia e bulimia são problemas muito graves. Você vê né, o que uma sociedade faz com meninas tão jovens... isso é uma das coisas que não gosto, essa mania de perfeição. Depois que assisti Cisne Negro, pude ver o que é a obsessão com a beleza e perfeição, o que esta leva. Não sabia que a Isabella Fiorentino teve problemas alimentares. Beijão pra você!
ResponderExcluirvintageiz.blogspot.com
Uma triste realidade! isso acontece principalmente com modelos, a autora chamou bem atenção desse problema que é vivido por várias garotas, ainda nunca passei por isso, quando eu era pequena eu era gordinha, mas nunca cheguei á esse ponto. Gostei do livro! Beijão
ResponderExcluirhttp://blogdaingridzinha.blogspot.com.br/
menina amei o post1 o livro deve ser o maximo!!!!
ResponderExcluirbem agora To de volta menina e vou fazer loucuras no blog e refazer o lay todo!!!!!!!
Bjk
Leandra - www.chrryboomshop.com
Muito legal a sua resenha..
ResponderExcluirSeu video ficou muito bom!
Eu gostei; o livro realmente parece ser muito interessante...
Muito legal! :DD
Jader Monteiro
http://cinco-datarde.blogspot.com.br/
oi querida,
ResponderExcluiradorei o video-resenha e o post. Tenho muita vontade de ler este livro, pois trata de um assunto muito sério e atual como os disturbios alimentares. ótima resenha!
boa semana
;*
dudsparrow.blogspot.com
Oi Paloma!
ResponderExcluirEste livro traz um assunto bem atual, e acho uma leitura muito importante para jovens e sua família.
Adorei a resenha.
Bjos!!
Cida
Moonlight Books
@c_i_d_a
Ei paloma!
ResponderExcluirEu adore o livro..não sabia dos números, a bulimia atinge muito mais. E como a Isabella falou sorrateira e acho que vc mais controla do que cura mesmo, pois é algo do consciente..Legal as imagens que associou, especialmente a da maçã e da mulher com os balões.
Beijos :D
quando vi a capa desse livro, achei que seria meio sobrenatural haha' sim, eu viajo.
ResponderExcluirMais depois que descobri sobre o que se tratava perdi o interesse, não acho que esteja em um bom momento para ler drama, mais todo mundo fala que ele é otimo mesmo, e eu achei legal a ideia da autora sobre o tema distúrbio alimentar.
Beijos
http://pepperlipstick.blogspot.com.br
O livro parece ser ótimo!
ResponderExcluirO tema é bem atual e muito interessante!
Uma excelente semana para você!
Beijinhos :**
Carol
www.umblogsimples.com
Paloma que interessante. Vi esse livro, mas não imaginava que trouxesse questões tão importantes e atuais. Gostei muito!
ResponderExcluirbjsss
Adoramos o seu blog,é maravilhoso e sempre estamos por aqui conferindo todas as novidades.
ResponderExcluirDesejamos a vc uma ótima semana.
Super beijos da Glorinha.
Estamos com a campanha Google+1 e contamos com a sua participação.
http://sbrincos.blogspot.com.br
O livro parece ser muito bom! Eu já vi meninas com esses problemas...é muito triste...
ResponderExcluirhttp://rebucomcafe.blogspot.com
Beijinhos
Adorei a resenha! E, fiquei com vontade de ler o livro!
ResponderExcluirTive uma amiga que já andou por esses caminhos tortos, mas hoje ela está bem, eu acho.
bjs
Ceci
Uau, Garotas de Vidro parece ser muito bom, vou te confessar nunca li um livro de drama, e muito menos um que tratasse de assuntos polêmicos e sérios como este fala! Quero muito ler, ADOREI o POST!...
ResponderExcluirAcesso Permitido.
Projeto Discipulando.
Ministério Tribus de Teatro.
Sou louca para ler esse livro, e a capa então? super diva né ><
ResponderExcluirInfelizmente a minha lista de livros esta enooorme então ele vai ter que esperar um pouquinho =/
Quem sabe não ganho de alguém né? uahsa
Um beijo e adorei sua vídeo resenha.
http://livrodagarota.blogspot.com.br/
Gostei desse livro, principalmente porque envolve dois temas que eu aprecio: Espiritismo e problemas psicológicos relacionados ao corpo. Sou uma garota comum de 15 anos, e desde os 13 não entendia porquê todo mundo me dizia que eu era muito magra, só que eu achava isso DEMAIS, poxa... Sempre fui gordinha e de uma hora pra outra eu fico magérrima para todo mundo?? Daí me olhava no espelho e pensava: Que droga! Eu tenho uma gordura na cintura. E teve uma época que comecei a fazer 30 abdominais por noite só para eliminar essas tais gordurinhas...
ResponderExcluirUm dia eu estava aqui em Jaú, passando o feriado, na sacada e olhei no vidro, vi o reflexo de minhas pernas e não importei muito, vi apenas as mesmas pernas branquelas de sempre de shorts...
Só que resolvi olhar de novo e finalmente percebi que não reconhecia aquelas pernas, como eram magras! Meu Deus, como eram... Minha costelas dava para perceber... Foi aí que comecei a perceber tudo!!!
Hoje quero muitíssimo engordar mas é complicado. Se estiver interessada no que eu disse, procure uma tabela de calcular IMC na internet e calcule: eu tenho 1.65 m e peso 40 kg.
Bom, acho que falei demais né? hehehe
Vou aproveitar e te convidar para o sorteio de um chaveiro dourado de coruja que tá tendo no meu blog: http://komanoesifioni.blogspot.com.br/2012/06/sorteio-chaveiro-de-coruja.html?showComment=1340483831546#c4046367417845420248
ResponderExcluirBeijinhos!
Eu to louca pra ler esse livro, parece ser demais *--*
ResponderExcluirhttp://themudancas.tk/
Esse me atraiu bastante Paloma, o tema é super legal!
ResponderExcluirBjs e ótima semana
Vivi
Blog da Vivi - de tudo um pouco
www.viviass.blogspot.com.br
Eu to com este livro aqui em casa, mas ainda não tive oportunidade de ler
ResponderExcluirE esse assunto é realmente muito forte e tem que ser mostrado assim, sem mascaras
Beijos
@pocketlibro
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Ainda não tinha ouvido falar desse livro. Mas parece ser super legal. Adorei a dica floor . .
ResponderExcluirhttp://souzadiinha.blogspot.com.br
Beijoos <3
Oi Paloma,
ResponderExcluirÓtima a sua resenha, gostei bastante.
Esse livro tem um tema bem diferente e fiquei interessada em ler, parece ser muito bom.
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirMuito bem feita!
Adorei!
Beijo, Paula
entreamigasunhas.blogspot.com
Realmente esse assunto é muito sério e tem que ser muito bem retratado, porque é presente na realidade de muitas meninas.
ResponderExcluirMuito bacana sua resenha (eu assisti) e a história tb!
Beijos!
Viva Beleza
Oii. As resenhas que tenho lido sobre esse livro sempre reforçam esse lado "dramático". :)
ResponderExcluirTenho vontade de lê-lo e assim, entender melhor o que se passa na cabeça das pessoas que sofrem com esse distúrbio.
Gostei da relação que você fez entre a história do livro e a reportagem. :) Leitura é a essência da educação!
Beijos.
Anna
http://castanhadechocolate.blogspot.com
Oie Paloma!
ResponderExcluirQue bom que o livro te agradou! Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, não que eu me lembre. A capa é linda e o nome me deixa curiosa, porém, não criei muito interesse por tê-lo em minhas mãos...!
Bjs,
Ariane;)
PS: Desculpe a demora em responder seu comentário!
E ah, te indiquei para um meme lá no blog, tá?
Amei amei a resenha!
ResponderExcluirSempre que passo por aqui minha listinha de livros aumenta ^^ rs
Beijos
www.diariodelooks.com
@diariodelooks
Realmente é nota 10
ResponderExcluirAdorei as imagens, parece ser um livro muito bom,(nunca mais li nada interessante) :/ ..e ah, o post ficou ótimo, perfeito! beijoss
ResponderExcluirhttp://dezahoffmannmoda.blogspot.com.br
O livro não faz muito meu estilo, mas já estava com bastante vontade de lê-lo. Gosto de livros que nos trazem grandes reflexões.
ResponderExcluirFiquei mais curiosa ainda agora, depois de ler sua resenha. O livro realmente parece ser ótimo. :)
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Eu já estava com muita vontade de ler este livro e agora então, estou muito ansiosa, eu já sabia que ele tratava de um assunto sério, mas não sabia que ela com mais profundidade sabe? Enfim, adorei a sua resenha e eu estou muito ansiosa para ler este livro.
ResponderExcluirBeijos.
http://palavrasdeumlivro.blogspot.com.br/
sério desde que eu vi no skoob a capa desse livro, me deixou super curioso, afinal é LINDA PAKAS *-*
ResponderExcluire esse problema abordado no livro é realmente POLEMICO (ta eu adoro assuntos polemicos nos livros, é tão bom veer que o autor quer dar tipo uma solução ou no caso um final com um "feliz para sempre")
Realmente adorei a resenha, arraso como sempre amiga.
Beijos
David
http://garotoonerd.blogspot.com.br
Esse video resenha é incrivel, adorei o livro parece ser muito bom. =)
ResponderExcluirBeijos; @Raah_Castroo
www.vidaadegarotaa-vdg.blogspot.com.br
Não vejo a hora de ler esse livro, ele aborda um assunto tão sério... E você escolheu imagens ótimas. ;)
ResponderExcluirBeijos!
Isie Fernandes - de Dai para Isie
Ei Pam!
ResponderExcluirAcho importante a leitura desse tipo de livro porque, como você disse, é algo real, que acontece o tempo todo a nossa volta e as vezes não sabemos lidar ou o que pensar de quem sofre dessas doenças.
Eu já tinha vontade de ler o livro, e depois dessa sua resenha a vontade só aumentou (:
Bjoos'
Lets
Adorei a resenha, e o video também. O livro aborda um assunto muito polêmico e importante pro nosso conhecimento também. Quero lê-lo, parece ser muito bom.
ResponderExcluirBeijão!
Sorteio no meu blog : http://karen-queen.blogspot.com.br/2012/07/loja-cereja-rocks-e-primeiro-sorteio-do.html
EU MAS UMA VEZ VOU AFIRMA.. ESSE LIVRO MUITOOO MAIS QUE UMA SIMPLES PORTA DE SONHOS..
ResponderExcluirÉ UM LIVRO QUE TE LEVA A OUTRO IMAGINARIO..
QRO MUITOO ELE.. ACHO Q NÃO SEI O QUANDO O PROCURO..
Estou morrendo de vontade de ler esse livro, sua resenha me deixou com mais vontade ainda
ResponderExcluirNossa Paloma, parabéns pela resenha!
ResponderExcluirLi primeiro no skoob e vi que é a mesma. Sinceramente gostei bastante da abordagem jornalística e que ajuda as pessoas que passam por isso.
Eu estou apaixonada por este livro, sério! Já estou louca pra ler o livro, agora com a sua resenha... me deixou mais louca ainda
ResponderExcluirbellasblogofficial.blogspot.com
midday-moon.blogspot.com
Adorei, fiquei muito afim de ler o livro. '-'
ResponderExcluirEsse livro é muito perfeito... e várias pessoas adorando *-* Quero tanto ler D:
ResponderExcluirAdorei a resenha, desde quando eu vi esse livro em um blog e li a resenha fiquei com muita vontade de lê-lo. Espero ganhar ele na promoção do blog pra ler logo.
ResponderExcluirParabéns pelo blog.
Esse livro deve ser muito bom ♥ ja vi varias resenhas dele :D
ResponderExcluirbjinhos
Conversando com a lua
Adorei o post! Muito informativo e tem tudo a ver com o livro!
ResponderExcluirAgora, mais do que nunca, estou com vontade de ler o livro. Só vejo boas críticas dele.
Esse livro dee ser muito interesante, abordando assunto serio desse jeito. Bom to curiosa pra ler .
ResponderExcluirEu quero!!!
ResponderExcluirhttp://livrodagarota.blogspot.com.br/
Adoreiiiii!
ResponderExcluirEntão já estou te seguindo se puder me ajudar seguindo meu blog também. *-*
www.umagarotaeseujeans.blogspot.com
gostei muito dessa resenha ... quero muito ler
ResponderExcluirParabéns pela resenha... esse livro está na minha lista de leituras prioritárias... muito boa essa história
ResponderExcluirBoa resenha. Retrata bem o universo do livro. Acho que esse tipo de leitura se faz muito necessário - livros que abordem temas complicados numa vertente mais jovem, de modo que todos entendam e não tomem a obra como algo chato. Estou desejando demais "Garotas de Vidro"!
ResponderExcluirNossa, tive mais vontade ainda de ler esse livro após sua resenha. Ele sempre despertou minha atenção justamento pelo que fala, um assunto que está cada dia mais presente na vida de meninas, amei.
ResponderExcluirNossa, eu não tinha lido nem a sinopse desse livro ainda, porque achava que ele não tinha uma cara muito interessante. Tua resenha me mostrou que me enganei feio :O
ResponderExcluirEsse é um livro daqueles acredito de superação..de vontade de atingir a meta...muito bom
ResponderExcluirbem interessante, principalmente para pessoas que passam por esse problema, é superação total!
ResponderExcluir