Olá leitores!O Jornalismo na Alma firmou parceria e entrevistou a escritora Sheila Ribeiro Mendonça e as respostas você confere agora. Ela é autora do livro Cabra Cega em breve resenha dele aqui para vocês.
Sobre o livro
Clara e Gustavo se conhecem em um clube de Curitiba quando ela estava pensando em viajar, antes de começar a faculdade, e então se apaixonam e casam. Assim, a vida de Clara muda rapidamente. A mudança é radical, pois Gustavo se revela um homem agressivo, ciumento, possessivo, violento, ardiloso e perspicaz, com isso transformando a vida dela numa constante surpresa e esconde-esconde. Não somente de comportamentos, como também de cidades. Com o intuito de não criar laços com ninguém e, principalmente, de não deixar que a família de Clara saiba onde ela está, você vai acompanhar Cabra Cega sem ter a certeza de até quando aquela cidade fará parte dos planos de Gustavo. Em Cabra Cega acompanhamos os escondidos.
Ficha Técnica
Número de páginas: 94
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g
Edição: 1(2010)
Formato: A5 148x210
Coloração: Preto e branco
Acabamento: Brochura c/ orelha
Tipo de papel: Offset 75g
Onde comprar? Clube de autores
Entrevista
Jornalismo na Alma-Para você o que significa ser escritora? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Pra mim escrever significa o ar que eu respiro. Não sei viver sem fazer, nem que seja, uma frase, um pensamento, uma mensagem... Ainda mais agora com a internet nos dando a opção de fazer parte de várias redes sociais, aí escrever ficou ainda mais fácil. E se puder ainda ganhar dinheiro com isso é o céu porque não há benção mais gostosa do que trabalhar com o que amamos.
Jornalismo na Alma-Como surgiu o desejo de lançar um livro?
Sheila Ribeiro Mendonça- Surgiu no momento em que assisti ao filme "Dormindo com o Inimigo" que foi o que me inspirou a escrever Cabra Cega com o intuito de publicar e de vender.
Jornalismo na Alma-Qual o tema principal de Cabra cega?
Sheila Ribeiro Mendonça- Cabra Cega conta a história de um casal apaixonado que vive um romance maravilhoso até eles se casarem e Clara perceber que seu marido é um ciumento possessivo e começa a agredir física, sexual e emocionalmente. Com direito a fugas e cárcere privado. Infelizmente conta a história de muitas famílias pelo mundo.
Jornalismo na Alma-Como fez a escolha do título?
Sheila Ribeiro Mendonça- Depois que acabei de escrever a última linha percebi que as várias fugas que faziam o casal ficar escondido de várias pessoas lembrava a brincadeira de Cabra Cega. Bingo! Estava escolhido. :)
Jornalismo na Alma-Quanto tempo levou para escrever o livro?
Sheila Ribeiro Mendonça- Escrevi rápido, mas não me lembro quanto tempo, já faz muito tempo isso, escrevi Cabra Cega com 18 anos... O que demorou foi para publicar, foram 17 anos até conseguir...
Jornalismo na Alma-Quem confeccionou a capa?
Sheila Ribeiro Mendonça- O capista Alexandre Boure.
Jornalismo na Alma-Se pudesse ser uma personagem do seu livro qual seria? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Nenhum. O personagem que eu gostaria de ser ainda vai vir, em outro livro... no futuro... (Risos)
Jornalismo na Alma-Você está escrevendo outro livro. Pode adiantar algo para nós?
Sheila Ribeiro Mendonça- Será mais uma obra publicada de forma independente. Ainda estou escrevendo, pesquisando... O que posso adiantar, é que gosto de fazer suspense, além de ser supersticiosa, é que vai ser o meu primeiro livro de contos. O segundo romance já comecei o esboço, mas só virá depois desse de contos.
Jornalismo na Alma-Qual a maior dificuldade que enfrentou para publicar seu livro? Como superou essa situação?
Sheila Ribeiro Mendonça- A maior dificuldade com certeza é o preço ABSURDO que as editoras cobram, sem garantia de retorno de venda. Conheço autores que pagaram verdadeiras fortunas, pelo menos pra mim, e que pela editora não venderam nenhum exemplar. Todos os livros vendidos foi por sua conta e risco. Superei essa dificuldade depois de 17 anos com Cabra Cega pronto e na gaveta o meu irmão ter visto o Clube de Autores numa reportagem no Jornal da Globo e ter me avisado. Imediatamente fiz contato com eles e publiquei. O Clube de Autores não é uma editora, mas viabiliza que o nosso sonho se torne realidade publicando os nossos livros sem cobrar nada. Sob demanda. Hoje em dia já tem muitas empresas fazendo isso, mas vale uma busca, uma pesquisa séria e minuciosa para não cair nas mãos erradas.
Jornalismo na Alma-Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram a obra?
Sheila Ribeiro Mendonça- Ahhhhhh isso é uma delícia! O retorno dos meus leitores sempre tão carinhosos, mandando e-mail, cartinhas e presentinhos não tem preço. Mas a parte que mais me emociona, e sempre é uma emoção nova, é quando mulheres se identificam com a obra e me agradecem por ter escrito um livro que aborde o tema violência doméstica. Já chorei com alguns e-mails onde algumas delas contavam a sua história. Aproveito para mandar beijo, beijo para elas, caso cheguem até essa entrevista. Ajudar e acarinhar com o meu trabalho é uma delícia.
Jornalismo na Alma-E-book ou impresso? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Como autora te respondo os dois. Não dá para deixar escapar nenhuma oportunidade que vá fazer o meu trabalho chegar até o leitor. Mas como leitora prefiro o impresso até porque adoro cheirar livros... (Risos)
Jornalismo na Alma-Filme ou livro? Por quê?
Sheila Ribeiro Mendonça- Os dois.
Jornalismo na Alma-Diga um autor preferido no Brasil.
Sheila Ribeiro Mendonça- Amo Martha Medeiros.
Jornalismo na Alma-Diga um autor estrangeiro preferido.
Sheila Ribeiro Mendonça- Amo Sidney Sheldon.
Jornalismo na Alma-Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Sheila Ribeiro Mendonça- Não desistam do seu sonho. Quer publicar um livro, acredite, busque, corra atrás, faça acontecer que se eu consegui vocês também conseguem. Hoje em dia existem mil formas de realizar esse sonho! ;)
Jornalismo na Alma-Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Sheila Ribeiro Mendonça-
Uma pessoa: vale eu? (Risos) :P
Um desejo: viajar pelo Brasil divulgando meus livros
Um livro: O Escaravelho do Diabo, marcou a minha infância
Uma música: "O que é, o que é" de Gonzaguinha
Uma comida: japonesa
Uma bebida: sucos
Uma frase: amo várias, mas vou escolher: "às vezes perder pode ser ganhar."
Animal de estimação: ando doida por gatos e amo cachorros também, principalmente labradores
Filhos: um, mas perdi, não tinha cérebro... mas vai estar pra sempre dentro de mim
Dinheiro: fundamental para se comprar tudo que se deseja, não tem jeito, até um tratamento mais digno na saúde
Felicidade: tem que estar dentro da gente, na nossa alma
Fama: que venha sim, como consequência de meus livros e de meu trabalho
Religião: espírita
Blogueiros: AMO, e participo, sempre que posso, de várias desvirtualizações aqui no Rio. Tenho blog vai fazer 5 anos. Amo também os blogueiros literários que me ajudam muito e tenho parceiros fofos
Falsidade: ODEIO EM GRAU MIL E COMIGO NÃO SE CRIA, MANDO LOGO PARA O MUNDO DO DELETE ASSIM MESMO EM CAIXA ALTA... (Risos)
Sobre a autora
Sou jornalista faz quase 15 anos e, justamente, escolhi esta profissão por conta da minha enorme paixão pela escrita. Tudo, desde pequena, me inspira, claro que com o passar dos anos fui evoluindo com as palavras e sensações. E foi assim que no início da idade adulta escrevi o meu primeiro romance.
Cabra Cega é pura ficção, embora algumas pessoas possam se ver na história, mas a intenção da obra é somente fictícia. Cabra Cega ficou guardado na gaveta por muitos anos e somente aos 35 anos me senti verdadeiramente preparada para a publicação e a realização deste sonho. Certamente é somente o primeiro de muitos outros que virão.
A escrita definitivamente é o ar que eu respiro. Algo que me move, e muitas vezes até maior do que eu mesma, assim fazendo com que em qualquer lugar e situação que eu me encontre pegue um papel e caneta deixando a inspiração que chega fluir em palavras, e sem a pretensão de transformar num texto perfeito, apenas escrevo e sinto um enorme prazer com isso. Escrevo com o coração e com a inspiração que Deus me dá. E foi assim que escrevi o meu primeiro romance na certeza de que sigo no caminho da arte de escrever.
Fonte: Arquivo pessoal da autora.
Contato
http://cabracegasrm.blogspot.com.br/
È autor ou tem um blog e quer ser entrevistado pelo Jornalismo na Alma? Basta enviar um mensagem pela página Contato através do formulário.
32 comments