Resenha-Cruzando o Caminho do Sol-Corban Addison

By Paloma Viricio - fevereiro 22, 2013


Olá docinhos! Venho trazendo para vocês resenha do Livro  Cruzando o Caminho do Sol do autor Corban Addison. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Novo Conceito. Espero que gostem.

FICHA TÉCNICA
Autores: Corban Addison
Titulo: Cruzando o Caminho do Sol
ISBN: 9788581630090
Selo: NOVO CONCEITO 
Ano: 2012
Edição: 1
Número de páginas: 448
Formato/Acabamento: 16x23x3,1
Peso: 0.627 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: ROMANCE

Onde Comprar? Livraria da Cultura

NOTAS

Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 100 (Favorito 2013) 



Vencendo fronteiras no caminho do sol
Por Paloma Viricio

Visão Geral



De um lado Ahalya e a irmã Sita. Juntas enfrentam várias barreias e o que mais vier. Do outro lado Thomas, um advogado que terá papel importante na vida delas. Elas em Tamil Nadu, Índia. Ele em Carolina do Sul, Estados Unidos.  Como pessoas em lugares tão distantes poderão ter os destinos entrelaçados? Será que unidos conseguirão vencer Cruzando o Caminho do Sol?


Ahalya e Sita viviam ao lado da família, tinham uma vida boa, cercadas com muito carinho, amor, boa educação. Até um tsunami chegar, levar todos os que as duas amavam e as deixar perdidas pelo país. Aquele mundo em ruínas deixado pelas ondas não era o lar que elas conheciam. O mundo que havia antes e a família que ali habitava agora viviam apenas na sua lembrançap. 22. Elas começam uma peregrinação em busca de um novo caminho. Só que nesse meio termo as duas são sequestradas, vendidas e levadas para um bordel. A partir dai começa o grande terror delas porque são comercializadas, vendidas como um gado a quem pagar mais.

Thomas Clarke é um advogado de Washington que enfrenta vários problemas pessoais. Ele sofre um turbilhão de inseguranças quando se vê obrigado á  tirar férias forçadas no emprego após uma causa perdida. E não é somente na vida profissional que ele sofre. Do outro lado o coração está em pedaços, pois enfrenta a morte prematura da filha Mohini e a ausência da mulher Priya. Depois de inúmeras discussões entre o casal ela volta para o país de origem, Índia. “Ele precisava de novos horizontes, não sabia direito quais mas o estado atual da sua vida não era mais uma opção viável. Não tomar uma atitude seria morrer um dia de cada vezp. 54. Em busca de uma mudança radical ele viaja para Mumbai, onde começa a trabalhar em uma ONG que visa acompanhar casos de tráfico humano. È a partir dessa ligação de Thomas com o novo emprego que os destinos dele, Priya, Sita e Ahalya começam a se entrelaçarem.

Esse livro é de tirar o fôlego, torna-se viciante e quando você começar a ler não irá querer fazer mais nada até virar a última página. Cruzando o Caminho do Sol nos leva para um universo maravilhoso, emocionante e de grandes aprendizados. O autor mexe á todo momento com as reações do leitor. È incrível como ele consegue fazer você rir, chorar, ficar nervoso, torcer e se emocionar em conjunto com as personagens. Sinceramente palavras faltam para descrevem uma obra tão forte e ao mesmo sensível que apesar de ser ficção trata de um assunto verdadeiro e que afeta de forma “invisível” muitas pessoas em todo o mundo. 

( Deusa Sita e o Ramayana)

Além do tema Tráfico humano, escravidão moderna, ele aborda vertentes da exploração sexual, pornografia infantil, contrabando de mercadorias e drogas pelo mundo. È um mercado negro que pode sugar qualquer ser humano do dia para noite. Na parte Nota do Autor vemos como ele se empenhou para criar um trabalho de ficção o mais próximo do real que pôde. Além de pesquisar, ler muito sobre o tema, ele teve a oportunidade de viajar e conferir de perto o trabalho de pessoas que lutam contra essa grande mancha negra pelo mundo. O resultado não poderia ser diferente, agora é um autor Best-Seller com uma obra magnífica que merece ser lida por todos os indivíduos. Por essas e outras que tornou-se o livro favorito do Jornalismo na Alma em 2013. 

“Cruzando o caminho do Sol
Nossas sombras se encontram
Sobre as rodas do tempo
Nos nomes destinados pela luz
Que nos dá a vida”
Thomas Clarke



De acordo com O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc), mais de 2,4 milhões de indivíduos estão na mão de grupos criminosos no mundo. As estatísticas correspondem á uma pesquisa feita em 127 países e está armazenada na primeira base global de dados sobre tráfico humano, criada pela Unodc, segundo o site Notícias e Mídia- Rádio Onu


No Brasil o ocorrido não é diferente. A Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça em conjunto com o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), divulgou um relatório sobre Tráfico de pessoas entre os anos de 2005 e 2011. Nele é relatado que de 475 vítimas no Brasil, 337 sofreram exploração sexual e 135  foram submetidas ao trabalho escravo. Isso ocorre principalmente porque pessoas em situação financeira precária procuram mudar de vida e partem cegamente para países como Holanda, Suíça, Espanha e acabam sendo enganadas caindo nas garras de traficantes de humanos. 




Porém não existem apenas casos externos de tráfico, também ocorrem muitos internos, ou seja, em âmbito nacional. Os estados brasileiros que lideram esse percentual são Pernambuco, Bahia e Mato Grosso do Sul. E o que fazer se você presenciar uma situação de Tráfico Humano ou escravidão moderna? Você deve denunciar através do número 100. A ligação é gratuita e você pode realizar a denuncia sem precisa utilizar qualquer forma de identificação. Ou através do sites que você encontra na página do ConselhoNacional de Justiça (CNJ). 


"...Porque gado a gente marca,
tange e fere, engorda e mata
mas com gente é diferente".
(Théo de Barros/Geraldo Vandré)



Design e Diagramação

A diagramação do livro está muito bonita. As letras e espaçamento são em tamanho confortáveis para a visão e a folha é em material pólen. No início de cada capítulo temos a marca d’água de um desenho da flor de Lotus. Ela também encontramos na capa. Achei muito interessante porque essa flor dá um sentido especial á trama. O kit do livro é composto por caixa, marcador, livro, tatuagem /flor de Lotus e uma pulseirinha para trançar, que também dá um sentido especial ao livro.


Sobre o autor
Corban Addison é graduado em Direito pela Universidade de Virgínia e em Engenharia pela California Polytechnic State University, San Luis Obispo. O autor interessa-se especialmente por direitos humanos internacionais e é apoiador de inúmeras causas, inclusive da abolição da escravatura moderna. Mora com a esposa e com seus dois filhos em Virgínia. Cruzando o Caminho do Sol é seu primeiro romance.

Licença Creative Commons
O trabalho Vencendo fronteiras no caminho do sol de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  


  • Share:

You Might Also Like

40 comments