Resenha- O Diário de Suzana para Nicolas- James Patterson
By Paloma Viricio - fevereiro 27, 2013
Olá pessoas! Venho trazendo para vocês resenha do Livro O Diáriod e Suzana para Nicolas do autor James Patterson. Posso adiantar que é surpreendente...lindo! Está entre os favoritios do Jornalismo na Alma e 2013. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Arqueiro/Sextante.
FICHA TÉCNICA
Páginas:224
Formato: 16 X 23
Selo: Editora Arqueiro/Sextante
Onde comprar? Editora Arqueiro
Capa: 10
Conteúdo: 10
Diagramação: 10
Nota geral: 1000 (Perfeito)
Amor, família e um diário
Por Paloma Viricio
Visão Geral
O Diário de Suzana para Nicolas é uma obra emocionante, deveras especial e encantadora. Pode ser considerada leitura obrigatória para aqueles que apreciam lições de vida, amor, companheirismo, família. Um livro que ficará para sempre na lista dos favoritos. "No momento em que escrevo este primeiro texto, você tem duas semanas de idade. Mas quero começar contando algumas coisas que aconteceram antes de você nascer. Quero começar antes do começo, por assim dizer. Isto é para você, Nick: a história de Nicolas, Suzana e Matt" p. 19.
Katie Wilkison é editora de livros, se apaixona por Matt Harrison e vive com ele uma grande história de amor. Mas um dia Matt chega e termina o relacionamento dos dois sem nenhum motivo conhecido por Katie. Muito abatida chega a ter ódio do rapaz. Dias depois ela recebe do mesmo um diário e um bilhete que possivelmente explicará os motivos do termino do namoro dos dois. Lendo páginas e mais páginas escritas á mão, Katie percebe que ingressa no mundo de Suzana, uma jovem médica que após um infarto e séria operação do coração vai morar na pequena ilha de Martha’s Vineyard. Lá ela conhece Matt, casam-se e acabam tendo um filho, Nicolas. Em meios a um turbilhão de confusões, dúvidas e mágoa, Katie embarca aos poucos na história de Matt e Suzana obtendo grandes revelações. "O diário tinha apontado pequenos traços do que ela precisava saber, bem como lhe revelara segredos dolorosos de que talvez não quisesse tomar conhecimento. Katie afundou um pouco mais na água e se viu pensando no dia em que havia recebido o diário: 19 de julho. A lembrança fez com que começasse a chorar novamente" p.8.
Precisei escrever a resenha desse livro em primeira pessoa porque ele é uma das obras que li e que mais me tocou. Esse foi o primeiro livro do autor que tenho em mãos, não poderia escolher melhor título para iniciar a leitura desse gênio das palavras. Ele leva a trama com tal sensibilidade, turbilhão de sentimentos que chegam a tirar o fôlego do leitor. Se falasse que terminei de ler em um dia estaria mentindo porque finalizei a leitura em horas. Confesso que fiquei impressionada comigo, mas foi inevitável... não conseguia para de ler. O interessante é que você aprende grandes valores sobre amor, amizade, companheirismo, relação homem X mulher e também Pais X filhos. Lindos ensinamentos." Ter mergulhado na realidade de outra pessoa levara Katie a reavaliar o que vinha fazendo no piloto automático ao longo dos últimos nove anos" p.179.
Desde o momento que abri O Diário de Suzana para Nicolas, entrei nas vidas dessas personagens extraordinárias e não consegui sair delas até terminar a leitura. Digo sair da história porque me desligar dela completamente ainda não conseguir... acredito que nunca mais consiga, pois esse livro faz parte da minha vida agora. "Nicolas, já passa da meia-noite, então é oficialmente seu aniversário. Viva! Parabéns! (...)Então fiz uma travessura e puxei a cordinha da sua caixa de música, para tocar "Whistle a Happy Tune". Matt e eu dançamos ao som dela.Acho que poderíamos ter ficado ali a noite toda, abraçados, vendo você dormir, dançando a canção que sempre vai fazer com que me lembre de você no berço" p. 193.
Design e diagramação
A capa é linda e passa sentimentos vividos na trama. As letras e espaçamentos são em tamanho confortáveis e as folhas em material pólen que não cansa a leitura. Você vai passando as páginas e a sensação é de que está realmente lendo um diário pessoal... Tudo perfeitinho.
Sobre o autor
Com 230 milhões de livros vendidos em mais de 100 países, James Patterson é um dos maiores escritores do mundo. Recordista de presença na lista de mais vendidos do The New York Times, é autor das consagradas séries Alex Cross e Clube das Mulheres contra o Crime.
O trabalho Amor, família e um diário de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.
34 comments