Hoje trouxe a resenha de uma aventura sem igual, que vai além do real, e nos faz viajar. Hoje venho falar de Life Of Pi.
Como poderia definir um filme como As aventuras de Pi? Se eu fosse escolher uma palavra, seria: “incrível”. Uma das melhores produções que pude ter a honra de ver. Sem dúvida, este filme mereceu os diversos Oscars que ganhou, tamanha a qualidade, tamanha a capacidade de transformar um enredo, que aparentemente não ia surpreender muito, num filme espetacular.
Realmente a história fica um pouco confusa, quando o navio onde Pi viajava com a sua família, naufraga. Apenas ele sobrevive, depois de acontecimentos peculiares. E é o momento em que Pi fica no bote salva-vidas, junto com uma hiena, uma zebra com a perna quebrada, e um orangotango fêmea, que faz a história ficar intrigante, mesmo o espectador não sabendo ainda. Pois é a partir dali que, no fim, duas versões da mesma história são contadas.
Durante o filme, você fica atento, o diretor conseguiu usar de vários artifícios para prender a atenção do espectador. Mesmo no meio do oceano, a história era consideravelmente movimentada. A montagem ficou beirando a perfeição, as imagens são de uma qualidade admirável, assim como o som. Sem falar do tigre, que estava perfeito, dando sempre um ar de suspense.
De todas as cenas, a final foi a que mais me deixou pensando, pois outra versão da história é contada por Pi. E então você não sabe qual é a verdadeira, fica pensando se tudo aquilo não passou de confusão mental de Pi, se tudo não foi um jeito dele melhorar o que ele fez, mudar a história pra ficar aceitável pra ele.
Também não posso deixar de falar da ilha carnívora, cheia de suricatos, enviada por Deus para ajudar Pi. Sim, era basicamente isso, no meio de sua aventura, quase morrendo, Pi encontra um a ilha, que de dia dava tudo o que ele precisava para sobreviver, e durante a noite, ela se tornava “carnívora”, as piscinas naturais dela, se tornavam ácidas, digerindo assim os peixes e qualquer coisa viva ou não dentro delas. Bem impressionante.
A história de um garoto, pobre e corajoso, em um naufrágio com um tigre de bengala adulto, agradou tanto que deveria ter ganhado como o melhor filme do ano em que foi lançado. A originalidade é o principal ponto dessa produção, são tantos os filmes de naufrágio, que sinceramente não achei que me impressionaria com esse filme. Mas a história vai além de um naufrágio. Fala sobre Deus, sobre as várias religiões do oriente médio, e a estranha escolha de Pi, ele escolhe ser adepto de todas as religiões de lá. Pi é hindu, cristão, e até muçulmano.
Caz Ribeiro, 14/04/2013
______________________________________________________________
MAIS SOBRE O FILME
Sinopse
Pi Patel (Suraj Sharma) é filho do dono de um zoológico localizado em Pondicherry, na Índia. Após anos cuidando do negócio, a família decide vender o empreendimento devido à retirada do incentivo dado pela prefeitura local. A ideia é se mudar para o Canadá, onde poderiam vender os animais para reiniciar a vida. Entretanto, o cargueiro onde todos viajam acaba naufragando devido a uma terrível tempestade. Pi consegue sobreviver em um bote salva-vidas, mas precisa dividir o pouco espaço disponível com uma zebra, um orangotango, uma hiena e um tigre de bengala chamado Richard Parker.
24 comments