Ilha das Flores sem cores
Por Paloma Viricio
“O que coloca os seres humanos da Ilha das Flores numa posição posterior aos porcos na prioridade de escolha de materiais orgânicos é o fato de não terem dinheiro nem dono. Os humanos se diferenciam dos outros animais pelo telencéfalo altamente desenvolvido, pelo polegar opositor e por serem livres. Livre é o estado daquele que tem liberdade. Liberdade é uma palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ninguém que não entenda”. Esse é o trecho final do curta-metragem brasileiro Ilha das Flores de Jorge Furtado. Ele foi produzido em 1989 e ganhou diversos prêmios como: Melhor filme de curta-metragem (e mais 8 prêmios) no 17° Festival de Gramado, 1989;Urso de Prata para curta-metragem no 40° Festival de Berlim, 1990;Prêmio Air France como melhor curta brasileiro do ano, 1990...dentre outros.
Ilha das flores é o nome de uma ilha localizada á margem do rio Guaíba, Porto Alegre. Lá pessoas vivem em estado de miséria. Elas sobrevivem através do recolhimento de alimentos considerados fora do padrão de consumo até mesmo para os porcos. O documentário sofreu muitas críticas, mas desde seu lançamento(1989) até os dias de hoje (2013) aborda uma temática ainda coetânea para as condições entre os homens do nosso país.
A desigualdade social ainda faz-se presente e ao mesmo tempo escondida/camuflada dos olhos da sociedade. De acordo com texto publicado pelo site Brasil Escola, “No Brasil, a desigualdade social tem sido um cartão de visita para o mundo, pois é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. O índice Gini, que mede a desigualdade de renda, divulgou em 2009 que a do Brasil caiu de 0,58 para 0,52 (quanto mais próximo de 1, maior a desigualdade), porém esta ainda é gritante”.
Ilha das flores retrata uma realidade crua e seca que serve para alertar muitos de nós que reclamamos da vida, muitas vezes, sem um motivo plausível. Então, se está sentindo-se desmotivado, agradeça por não ser um daqueles “(...)animais mamíferos, bípedes, que se distinguem dos outros mamíferos, como a baleia, ou bípedes, como a galinha principalmente por duas características: o telencéfalo altamente desenvolvido e o polegar opositor”....que dependem de alimentos em estado de putrefação para sobreviver.
Confira texto do documentário AQUI!
Veja Ilha das Flores AQUI!
O trabalho Ilha das Flores sem cores de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.
28 comments