Resenha- Histórias Extraordinárias- Edgar Allan Poe

By Paloma Viricio - setembro 23, 2013

Histórias Extraordinárias-Edgar Allan Poe
Olá amores! Venho trazendo para vocês resenha do Livro Histórias Extraordinárias do autor Edgar Allan Poe. O livro foi enviado pela editora parceira do Jornalismo na Alma, Companhia das letras. Vamos conferir?


FICHA TÉCNICA
Páginas: 272
Formato: Brochura
Selo: Companhia das Letras

NOTAS
Capa: 10
Conteúdo: 9,0
Diagramação: 8,0
Nota geral: 10

Mistérios tenebrosos
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Não somos nós parte de Vós? Quem conhece os mistérios da vontade e de seu poder? O homem não se entrega aos anjos, nem se submete à morte, senão pela fraqueza de sua débil vontade”p.20. Ler Edgar Allan Poe foi muito gratificante para minha pessoa. Isso porque esse autor é magnífico, não é á toa que é muito bem falado por ai. Sou louca por suspense, terror e sempre desejei ler algo do Poe, não me arrependi na escolha. “Aquele que nunca desmaiou jamais será capaz de descobrir palácios estranhos e rostos esquisitamente familiares em brasas ardentes; jamais contemplará a flutuar,no meio do espaço,as tristes visões que a maioria não pode distinguir; jamais meditará sobre o perfume de alguma flor desconhecida;jamais sentirá seu cérebro perturbado pelo sentimento de alguma cadência musical que,até então,não lhe detivera a atenção”p.111.

Histórias Extraordinárias é uma seleção de José Paulo Paes dos melhores contos de Poe. Quem nunca ouviu falar pelo menos em um desses contos: “O gato preto”, “O poço e o pêndulo”, “A carta roubada” e “O escaravelho de ouro”? São clássicos do suspense e terror escritos por Poe nos anos 1800 e lá vai bolinha, contos antigos, mas com reflexões bastante atuais. “Há qualquer coisa no amor abnegado e sem egoísmo de um animal que vai diretamente ao coração de quem tem tido frequentes ocasiões de pôr à prova a amizade mesquinha e a fidelidade frágil do simples homem”p.69. A escrita de Poe é mística, atraente, pois o leitor é bombardeado com algo doce e ao mesmo tempo ácido quando vai lendo e degustando os contos dele. Todos narrados em primeira pessoa, embalados por uma filosofia dramática e tenebrosa, lembrando muitas vezes a escrita do nosso Álvares de Azevedo na época do romantismo quando lemos sobre as donzelas sempre tão adocicadas e defuntas. 
Noiva Cadáver

O livro é muito bom, digno dos apreciadores de uma boa leitura. Encontrei apenas dois pontos negativos. O primeiro é que alguns contos possuem personagens, cenário diferentes, mas praticamente a mesma técnica de escrita e desfecho. E o segundo é a diagramação, por ser um livro de bolso, as letras são bem pequenas e o espaço reduzido cansando um pouco a visão na hora da leitura. Porém, de modo geral o livro é maravilhoso, nunca li nada parecido com Poe e estou apaixonada. Pretendo devorar mais obras do autor. “O infortúnio da terra é multiforme.Estendendo-se pelo vasto horizonte,como o arco-íris, suas cores são como as dele,variadas,distintas e,contudo intimamente misturadas. Estendendo-se pelo vasto horizonte como o arco-íris! Como é que, da beleza, derivei eu um exemplo de feiura? Da aliança da paz, um símile de tristeza? Mas é que,assim como, na ética, o mal é uma consequência do bem, da alegria nasce, na realidade, a tristeza. Ou a lembrança da felicidade passada é a angústia de hoje, ou as agonias que existem agora têm sua origem nos êxtases que podiam ter existido”p.132.

Sobre o autor
Edgar Allan Poe
Edgar Allan Poe (nascido Edgar Poe; Boston, 19 de Janeiro de 1809 - Baltimore, 7 de Outubro de 1849) foi um autor, poeta, editor e crítico literário americano, fez parte do movimento romântico americano. Conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro, Poe foi um dos primeiros escritores americanos de contos e é considerado o inventor do gênero ficção policial, também recebendo crédito por contribuição ao emergente gênero de ficção científica.Ele foi o primeiro escritor americano conhecido a tentar ganhar a vida através da escrita por si só, resultando em uma vida e carreira financeiramente difícil. Fonte: Wikipédia.

Licença Creative Commons

O trabalho Mistérios Tenebrosos de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  


  • Share:

You Might Also Like

29 comments