Olá amores! O Monólogo de Julieta firmou parceria com a empresa de Vinhos Miolo. Eles me enviaram duas garrafas de vinho tinto para experimentar. Nessa postagem vocês irão conhecer um pouco mais sobre a empresa. Vamos lá!
Sobre a Miolo
A Miolo Wine Group é líder no mercado nacional de vinhos finos entre as vinícolas brasileiras, com cerca de 40% de market share, e referência em qualidade. A empresa elabora mais de 100 rótulos produzidos em seis projetos vitivinícolas no Brasil, em diferentes regiões, incluindo as parcerias internacionais com Argentina, Chile, Espanha e Itália. É a maior exportadora brasileira de vinhos e está entre as três principais produtoras de espumantes, com participação de 15% no mercado. Em 2009, seu faturamento foi R$ 95 milhões, 32% acima do de 2008.
As empresas do grupo elaboram 12 milhões de litros de vinhos finos e possuem a maior área de vinhedos próprios no País, com 1.150 ha, todos de uvas viníferas, conduzidas pelo sistema vertical (espaldeira). Nos últimos dez anos, a Miolo Wine Group investiu R$ 120 milhões em expansão da produção, tecnologia de ponta, mudas importadas, instalações e equipamentos de última geração. Em outubro de 2009, anunciou a compra da Vinícola Almadén, uma das mais tradicionais marcas de vinhos do Brasil, e passou a atuar em um segmento de mercado que ainda não participava. Fonte: Miolo.
Esses foram os vinhos que a empresa me enviou para resenha. Ai...posso adiantar que são maravilhosos. Eu degustei eles e fiz duas receitas. Um pudim de vinho e pedaços de frango assado temperados com vinho. Por isso, estou fazendo essa postagem de apresentação hoje que é sexta-feira para que vocês fiquei ligadinhos. Esse final de semana será especial da culinária aqui no blog e vou trazer em outro post as receitas dos pratos que fiz utilizando os vinhos da Miolo. O que acham? Ai...eu amo cozinhar gente! Receita AQUI!
Um pouco mais sobre os vinhos
Quinta do Seival Castas Portuguesas Safra 2011 (Vinho)
Descrição
Vinho tinto de guarda elaborado com uvas Touriga Nacional e Tinta Roriz cultivadas em vinhedos próprios localizados na região da Campanha Gaúcha. Vinho de elevada tipicidade aromática e gustativa, com estrutura para suportar muitos anos de envelhecimento.
Ficha Técnica
VINHA Região: Campanha Gaúcha/RS
Solo: Arenoargiloso de topografia plana
Clima: Quente e subúmido
Variedade(s): Touriga Nacional e Tinta Roriz
Colheita: Manual e seletiva
VINIFICAÇÃO
- Seleção dos cachos em mesa selecionadora;
- Desengace total dos cachos, sem esmagamento;
- Enchimento do tanque de aço inoxidável por gravidade;
- Aumento da relação sólido/líquido para maior aporte polifenólico;
- Maceração pré-fermentativa a frio por 4 dias;
- Fermentação alcoólica e maceração a temperatura controlada de 25 a 30°C, com apropriada gestão da extração polifenólica através de remontagens abertas, fechadas, pigeages e delestages;
- Maceração pós-fermentativa de 10 a 15 dias, em média, para maior extração tânica;
- Descube por gravidade e separação do vinho flor do vinho prensa;
- Fermentação malolática espontânea e completa;
- Amadurecimento em barricas de carvalho francês por 12 meses.
ANÁLISE SENSORIAL
Visão: Coloração vermelho-rubi profunda.
Olfato: Elevada intensidade e complexidade aromática, surgindo em primeiro plano o típico floral da Touriga Nacional, bem mesclado com fruta em compota, figo ameixa preta e notas de madeira tostada.
Gosto: Vinho potente e altamente estruturado, com bom volume de boca e acidez refrescante.
SERVIÇO E HARMONIZAÇÃO
Serviço: A temperatura ideal é de 16 a 18°C.
Harmonização: Ótimo acompanhamento para pratos tipicamente originário de Portugal como caldo verde com chouriço, leitão assado em forno a lenha, arroz de Braga, acompanha também carnes vermelhas assadas e grelhadas, pernil de cordeiro com ervas e queijos maduros de massa semi e dura. Fonte: Miolo.
Almadén Shiraz- Safra 2011 (Vinho)
Descrição
Este Almadén Shiraz tem origem na árida e cálida caatinga, Vale do São Francisco/BA. Vinho jovem, de frutado típico, estrutura leve, boca macia e redonda, de baixa intensidade ácida e bom equilíbrio nariz e boca.
VINHA
Região: Vale do São Francisco/BA
Solo: Arenoargiloso de topografia plana
Clima: Tropical e semiárido
Variedade(s): Shiraz
Colheita: Manual e seletiva
VINIFICAÇÃO
- Desengace total dos cachos, sem esmagamento;
- Maceração pré-fermentativa a frio por 2 dias;
- Fermentação alcóolica em tanques de aço inoxidável a temperatura de 24 a 26°C;
- Maceração curta para delicada extração polifenólica;
- Fermentação malolática espontânea e completa;
- Conservação do vinho em tanques de aço a 18°C.
ANÁLISE SENSORIAL
Visão: Média intensidade de cor, com tonalidade vermelho rubi.
Olfato: Aroma frutado, morango, com leve toque floral, fino, fresco e típico.
Gosto: Estrutura leve, boca macia e redonda, de baixa intensidade ácida e bom equilíbrio nariz e boca.
SERVIÇO E HARMONIZAÇÃO
Serviço: A temperatura ideal é de 16 a 18°C.
Harmonização: Ideal para acompanhar comidas de média estrutura, petiscos salgados, lasanhas, massas com molhos estruturados, risotos, pizzas, galeto assado ou carnes vermelhas assadas ou grelhadas. Fonte: Miolo.
Aguardem que amanhã temos as receitas por aqui!
Confira mais em: http://www.miolo.com.br
15 comments