Resenha- Quando tudo Volta- John Corey Whaley

By Paloma Viricio - abril 09, 2014

Whaley, John Corey. Quando tudo volta / John Corey Whaley; tradução Carolina Caires Coelho. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2014.
Uma morte por overdose. Um fanático estudioso da Bíblia. Um pássaro lendário. Pesadelos com zumbis. Coisas tão diferentes podem habitar a vida de uma única pessoa?Cullen Witter leva uma vida sem graça. Trabalha em uma lanchonete, tenta compreender as garotas e não é lá muito sociável. Seu irmão, Gabriel, de 15 anos, costuma ser o centro das atenções por onde passa. Mas Cullen não tem ciúmes dele. Na verdade, ele é o seu maior admirador.O desaparecimento (ou fuga?) de Gabriel fi ca em segundo plano diante da nova mania da cidade: o pica-pau Lázaro, que todos pensavam estar extinto e que resolveu, aparentemente, ressuscitar por aquelas bandas.Em meio a uma cidade eufórica por causa de um pássaro que talvez nem exista de verdade, Cullen sofre com a falta do irmão e deseja, mais que tudo, que os seus sonhos se tornem realidade. E bem rápido. *Cortesia: Editora Novo Conceito.
Ficha Técnica 
Autores: JOHN COREY WHALEY
Título: Quando tudo volta
ISBN: 9788581633848
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2014
Edição: 1
Número de páginas: 224
Formato/Acabamento: 16x23x1,44
Peso: 0.31 kg
Preço Sugerido: R$ 29.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA
Book Trailer: AQUI
Compra: AQUI

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:05/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:60/100 


Tudo um dia volta 
Por Paloma Viricio 1




Visão Geral
Era o que acontecia em Lily. As pessoas sonhavam.As pessoas partiam. E todas elas voltavam. Era como se fosse uma versão do Arkansas de um buraco negro; nada podia escapar”, p.41. Lily é a cidade onde se passa o cenário de Quando tudo volta. É um lugar pacato onde as pessoas acabam ficando cansadas da mesmice sufocante. E não é por menos, até eu como leitora fiquei um pouco nostálgica com a trama do livro.

Cullen Witter é um adolescente que vive em Lily com os pais e o irmão mais novo, Gabriel. Ele trabalha em uma lanchonete e se vê perdido quando o caçula desaparece de forma misteriosa. Inicialmente o povo da cidade ajuda a família na busca do menino, mas depois o sumiço dele fica em segundo plano porque aparentemente um pássaro lendário (pica-pau Lázaro) aparece por aquela região. Onde está Gabriel? Como Cullen irá enfrentar todo esse clima e ainda lidar com o suposto reaparecimento desse pássaro lendário que traz alvoroço generalizado para a cidade onde vive? E o que um fanático da bíblia e outros tantos personagens tem em comum com o desaparecimento ou morte de Gabriel? “Abaixei a cabeça sobre os joelhos e , quando meu corpo começou a tremer incontrolavelmente, senti um braço caloroso ao redor dos ombros. Ada Taylor se ajoelhou ao meu lado no chão enquanto eu chorava pela primeira vez, ao pensar que a pessoa que eu mais amava no mundo provavelmente estava morta”, p.94.

Quando tudo volta é um livro que me causou várias sensações, boas e ruins. Ele me trouxe muito interesse até as 20 primeiras páginas (as quais li muito rápido), mas me causou incomodo, raiva, nostalgia e felicidade. É um livro bom? Sim, mas completamente diferente do que imaginava quando li a sinopse. Tinha partes da trama que me deixava muito confusa porque não sabia se realmente estavam acontecendo ou eram apenas sonhos do personagem principal. O livro é narrado em primeira pessoa pelo jovem Cullen, mas em algumas partes o autor escreve em terceira pessoa como se fosse o jovem narrando os fatos em um livro escrito por ele. Achou complicado? Eu também, isso ficou muito estranho e dava nós na minha mente...muito confuso. “Quando perguntei a ele sobre o sentido da vida, o Dr.Webb ficou calado e me disse que a vida não tem um único sentido; que ela só tem o sentido que cada um de nós dá a ela. Posso dizer que ainda não sei o sentido da minha”, p. 219. Na capa do livro tem a seguinte frase: “Porque eu estou acordado em um mundo de pessoas que dormem”. Sinceramente não entendi o porque dessa frase porque ela não diz nada. Quando se lê a história de Cullen parece, na verdade, que ele é quem está dormindo porque fica imaginando cenas e acontecimentos bastante loucos e fora da realidade que o leitor sabe que ele vive. Resumindo tudo, o livro até que é legal, mas tem muitos fatos longe da realidade, confusão na narração e alguns personagens que incomodam porque são chatos.

Quando tudo volta é um Young Adult recheado de suspense e gostei como o autor fez os personagens se entrelaçarem no final das contas. Vaguei pesarosamente por umas 150 páginas onde não acontecia absolutamente nada e isso me cansou, como sentia Cullen também ficando cansado da própria vida. Sinceramente esse livro me causou uma relação de amor e ódio que nunca tinha vivido com outro na minha vida. Gostei muito de Gabriel, o irmão do Cullen...me identifiquei bastante com ele, se realmente existisse queria que Gabriel fosse minha alma gêmea. Outro ponto que me incomodou é que o autor jogou a grande bomba de suspense somente pra o final. Poderia ter introduzido algo páginas antes que isso evitaria a sensação arrastada da trama. O que falar sobre a parte alta do suspense? Tremi na base, fiquei muito incomodada e com taquicardia (risos...foi muito bom). “Estávamos em um campo que fora todo devastado, e o que restava não passava do que parecia uma triste e antiga zona de guerra.  A grama estava praticamente morta, a terra passara de marrom a cinza, e a única árvore ainda de pé estava desfolhada e inclinada como um monstro assustando uma criança em seus pesadelos”,p .115.

Design e Diagramação
O miolo é confeccionado em material pólen, agradável á visão. Possui letras e espaçamentos agradáveis também e aprecio muito essa qualidade nos livros da Novo Conceito. Cada começo de capítulo vem com o desenho de uma nuvenzinha e dentro do livro tem passarinhos como o da capa nas laterais das folhas, muito fofo. A capa é bem bonita e lembra muito a do livro A culpa é das estrelas, acho que devido a combinação de cores azul, branca e preta.
Sobre o autor

JOHN COREY WHALEY se inspirou em uma situação real para compor o enredo de Quando Tudo Volta. O suposto reaparecimento de uma espécie extinta de pica-pau ocupou por um bom tempo a imprensa e a opinião pública no Arkansas há alguns anos.

O autor cresceu na pequena Springhill, na Louisiana, onde ele aprendeu a ser sarcástico e a contar histórias. Quando era criança, gostava de escrever sobre civilizações subaquáticas, mas agora escreve ficção realista para jovens adultos (o que às vezes inclui zumbis...). Atualmente, o autor divide seu tempo entre a Louisiana e Los Angeles. Fonte: Editora Novo conceito.

Licença Creative Commons
O trabalho Tudo um dia volta de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  


  • Share:

You Might Also Like

17 comments