Resenha- Boneca de Ossos- Holly Black

By Paloma Viricio - maio 22, 2014

Black, Holly. Boneca de Ossos/ Holly Black;[Bárbara Menezes]. - Ribeirão Preto, Sp: Novo Conceito Editora, 2014.
Poppy, Zach e Alice sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... *Cortesia: #Irado.

Ficha Técnica
ISBN:9788581633916
Páginas:224
Edição:
Tipo de capa:Brochura
Formato:Livro
Editora:Novo Conceito
Selo: #IRADO
Ano:2014
Assunto:Juvenil - Literatura Juvenil
Idioma:Português
Site Oficial: Boneca de Ossos
Compra:AQUI

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:09/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:95/100 

Universo sombrio e fantástico
Por Paloma Viricio
Visão Geral
A rainha era uma boneca de porcelana de ossos com cabelos dourados num tom de palha e a pele branca como papel. Seus olhos estavam fechados, os cílios eram uma franja loira clara contra suas bochechas. Ela usava um vestido comprido, o tecido fino pontilhado com algo preto que podia ser mofo”, p.14. Boneca de Osso é um livro que proporciona leitura bastante agradável, embaralha os sentimentos dos leitores e engana, já que, nem todas as histórias são o que parecem ser...

Poppy, Zach e Alice se conhecem há bastante tempo. O passatempo preferido das crianças acontece quando se reúnem para brincar. Juntos eles inventam um mundo próprio, onde são realmente felizes. Lá podem ser tudo que a imaginação permitir... piratas, sereias e tantos outros personagens. “ A voz de Alice, saindo da escuridão, estava estranhamente mudada. Era como se Zach estivesse falando ao mesmo tempo com Alice e com a personagem que ela interpretava. Por um instante, ele não tinha certeza de quem era. E naquele momento ele também não tinha certeza de quem queria ser, mas estava sorrindo feito um idiota”, p.165. Só que a brincadeira começa a ficar séria quando a Rainha, uma boneca antiga feita deporcelana de ossos, passa a se comunicar com as crianças através de sonhos. O que ela quer? Qual o grande mistério que a boneca esconde? E as crianças conseguirão resolver todos os problemas emergentes sozinhas?

Livro muito bom, descrição maravilhosa, personagens agradáveis, lembrei da minha infância...que nostalgia boa. Sabe, é muito bom ser criança, infelizmente só nos damos conta disso quando crescemos e essa fase tão gostosa já passou. Aproveitei bastante, brinquei com bonecas até os 14 anos e não me arrependo. Triste quando os pais de alguma maneira tentam fazer com que os filhos larguem as brincadeiras e a infância de maneira forçada. Acho muito ruim isso e foi uma das partes do livro que mexeu bastante com meus sentimentos...fiquei com dó.

Quando comecei a ler Boneca de Ossos não queria mais parar, era algo que me contagiava cada vez mais com o passar das páginas. Sombrio? Sim! Mas muito fofo também, eu curto histórias doces e ao mesmo tempo tenebrosas, o suspense embalado no livro me prendeu até o final. A sensação que tive quando virei a última página foi de muita saudade de Boneca de Ossos. “Poppy tirou cuidadosamente a boneca de porcelana de osso da mochila. Zach puxou a respiração e ficou em silêncio. Os olhos pretos entorpecidos da Rainha estavam abertos, encarando-o. Ele sempre achou que ela tinha uma aparência assustadora, mas , no feixe de luz refletida da lanterna, ela apresentava um aspecto demoníaco”,p.58. O único ponto negativo que encontrei foi que a autora me deixou com um pouco de dúvida sobre um assunto relacionado ao mistério da história da boneca...mas enfim, eu gostei muito do livro e está aprovado. Primeiro livro do Selo #Irado resenhado aqui no blog agregando uma experiência agradável na minha pessoa como leitora.

Design e Diagramação
A capa do livro é muito fofa e já chama atenção demasiadamente. As letras e o espaçamento são em tamanhos agradáveis. E o que dá um toque bem fofo ao livro são as ilustrações de Eliza Wheeler que encontramos entre um trecho e outro de leitura.

Sobre a autora


Holly Black Nascida em Nova Jersey/EUA, é a autora Best-seller #1 pelo The New York Times de livros de fantasia contemporâneos para crianças e adolescentes.Entre suas obras, destacam-se As Crônicas de Spiderwick (com Tony DiTerlizzi), a série Modern Faerie Tale, a trilogia da novela gráfica The Good Neighbors(com Ted Naifeh), a série Curse Workers, Boneca de Ossos, e seu novo romance A Menina mais Fria da Cidade. Ela é finalista do Prêmio Mythopoeic, uma das finalistas para o Prêmio Eisner e vencedora do Newbery Honor. Fonte: Site Oficial do livro.

Licença Creative Commons
O trabalho Universo sombrio e fantástico de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

26 comments