Resenha- Vingança Mortal- Raquel Machado

By Paloma Viricio - janeiro 10, 2015

Sinopse: Ao receber uma ligação sobre a morte de sua melhor amiga, Brenda volta a sua cidade natal, Lageado Grande. Lá ela vai ao velório de Nicole, onde encontra seu rosto marcado por facas. Uma dúvida surge: será que realmente foi um acidente como todos falam? Ao voltar para casa algumas pistas aparecem, e Brenda fica obstinada a investigar a morte de Nicole. Ela decide então voltar as suas raízes. Porém, o tempo parece ter mudado muitas coisas, inclusive as pessoas que ela imaginava conhecer. Envolvida em uma rede de intrigas, dinheiro, drogas e traição, ela se vê prestes a montar um quebra-cabeça, onde cada peça parece se encaixar com extrema exatidão. E a solução para esse mistério, pode revelar um segredo escondido há muito tempo.
Classificação:




Ficha Técnica
Autora: Raquel Machado
ISBN: 1495987795
Ano: 2014
Páginas: 151
Editora: Independente

Notas 
Capa: 8/10
Conteúdo: 9/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 80/100 

Como duas faces da mesma moeda – há aquele que se finge ser e há aquele que se é
VingançaMortal  é um livro sobre traição, crueldade e, sobretudo, amizade. A história começa quando Brenda, a protagonista, recebe um telefonema sobre a morte de uma de suas amigas da juventude, Nicole. A partir desse momento, toda a sua vida mudará.
Brenda acredita que a morte de sua amiga não foi um simples acidente, mas um plano friamente calculado para eliminá-la. Ela passa a desconfiar de todos aqueles de quem já foram seus amigos, até mesmo de seu marido, pois cada nova pista que descobre parece levá-la para mais próximo do passado, para a época do colégio em que ela e sua turma se formaram.
Apesar do constante clima de tensão durante todo o livro, ele também me proporcionou uma estranha sensação de nostalgia dos meus amigos. Brenda e sua turma eram muito unidas, porém as responsabilidades da vida de um adulto os levaram para caminhos diferentes. Depois de anos sem os ver, ela finalmente os reencontra e descobre que a vida deles não é tão perfeita quanto esperavam que fossem durante a adolescência. Sobre esta parte, a autora não tem medo de se arriscar a falar de temas pesados, como violência, vícios e tráfico de drogas.
O suspense é muito bem construído. Por vezes, a narrativa retorna ao passado, para mostrar fatos importantes para explicar a motivação de alguma personagem, assim como para mostrar como aquelas pessoas tão diferentes e distantes poderiam ter sido amigas.
A narração é ágil e bem direta, cada ponto está ali porque deveria estar. Por um lado, isto é bom porque ajuda a prender a atenção do leitor e cria um clima muito tenso e instigante; por outro lado, a história parece ter acontecido rápido demais. Muita coisa acontece de uma só vez, e eu não tive tempo de sentir a intensidade delas. Admito que senti falta de cenas mais leves para intercalar os acontecimentos “bombásticos”.
O desenvolvimento da trama é o ponto alto do livro, porque ela começa com um simples acontecimento (a morte da Nicole) que, no final, está conectado a outros fatos que vão sendo descobertos ao longo da história, mas que não parecem estar conectados com aquele inicial.
Dois detalhes me incomodaram muito – a alternância de perspectiva e a consequência dos atos violentos. Bem, deixem-me explicar devagar. Primeiro, não tenho problemas com histórias que alternam de perspectiva; aliás, adoro essa ferramenta narrativa, pois o seu propósito é mostrar como um mesmo acontecimento afeta as pessoas de forma diferente. Não sei se foi erro de diagramação do e-book, mas, algumas vezes, a narração mudava da primeira para a terceira pessoa de uma linha para outra, de forma tão abrupta que eu tinha que voltar páginas para entender o que está acontecendo. Seria menos confuso se houvesse separação entre elas.
Segundo, senti falta da polícia da história. Acontecem coisas bem violentas nesse livro, que mostram o pior lado do ser humano, porém elas parecem afetar somente Brenda e seus amigos.
VingançaMortal é o primeiro livro de Raquel Machado. Apesar de algumas resalvas quanto a este, a autora mostra que sabe criar um bom mistério e, com certeza, se mostra uma promessa para os fãs do gênero de romance policial.
Design e diagramação
Como li o e-book, não posso informar como está o design e diagramação do livro físico. Porém, como livro digital, a diagramação está ótima, o espaçamento das bordas e o tamanho das letras estão adequados para tornar a leitura prazerosa e menos cansativa.
Sobre a autora
Raquel Machado é uma escritora brasileira. Formada em Ciências da Computação, a paixão pela arte a levou a se arriscar na literatura. Ela mantém um blog ativo, onde resenha livros, fala sobre filmes e sobre a realização de seu sonho como escritora. Para conhecê-lo, clique aqui (link: http://leiturakriativa.blogspot.com.br/).

 Postagens relacionadas
Postagem feita por:

Isabelle, pseudo-escritora, sonhadora, tento fazer poesia, mas acabo aglutinando demais minhas palavras e tudo vira prosa com toque de melancolia. Deixe-me, que ainda estou aprendendo o ofício. Tenho 18 anos vividos como um sopro e aquela sensação ruim de que tudo está acontecendo rápido demais. Fora isso, gosto de música, de livros, de filmes e de todos os clichês de sempre.


Facebook PessoalSkoob - TwitterGoogle +-Tumblr


Encontre  Monólogo de Julieta  também no:

  • Share:

You Might Also Like

8 comments