Resenha- Diário de um adolescente apaixonado - Rafael Moreira

By Paloma Viricio - fevereiro 28, 2015

Moreira, Rafael. Diário de um adolescente apaixonado / Rafael Moreira. – Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.
Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família. Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas. O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
Classificação:

Ficha Técnica
Autores: RAFAEL MOREIRA
ISBN: 9788581636849
Selo: NOVO CONCEITO / NOVAS PÁGINAS
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 128
Formato/Acabamento: 16x23x0,8
Peso: 0.20 kg
Preço Sugerido: R$ 24.90
Área Principal: NÃO FICÇÃO
Assuntos: TEEN

Notas 
Capa: 10/10
Conteúdo:10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral:100/100 


O coração de um apaixonado 
Por Paloma Viricio
Visão Geral
A decepção que você passou pode ter deixado cicatrizes doloridas, que às vezes ardem, te fazem chorar e levam o seu sono embora. Mas uma vez alguém me disse que todos nós somos guerreiros, e que nenhum guerreiro entra para a história sem cicatrizes das batalhas travadas”, p. 11. Grande ensinamento. Após ler o livro vejo que o Rafa é esse guerreiro. Um guerreiro fofo. (Existe isso? Bom, não sei ... mas enfim ele é muito ‘cute’). E como não se identificar com a história de vida desse jovem que não se importou com as várias críticas e desestímulos?

Não sabia o que esperar de Diário de um adolescente apaixonado. Nunca tinha visto um vídeo do Rafa e sinceramente achei que seria apenas mais um daqueles livros de biografia chatinhos.  Para a minha felicidade a obra ultrapassou todas as expectativas que eu poderia ter criado. O Rafa é uma pessoa que vê a vida de forma poética, mas sem tirar os pés e cabecinha do mundo real. Nem preciso dizer que me identifiquei horrores, né? “Enquanto fico viajando nessas ideias, o sol vai se pondo, tingindo o céu com as cores mais sensacionais que a natureza pode nos dar. (...) Ainda tenho sorte por conseguir ver as estrelas onde moro, e aquela sensação de estar sob uma redoma fica mais intensa. Aquele cobertor de estrelas cobrindo meu telhado é tudo que preciso pra que tudo de ruim vá embora”, p.63.

A escrita do Rafa é muito simples, divertida. Ele consegue falar sério, sobre temas importantes e ainda te fazer rir. O livro é biografia da vida dele através de 24 crônicas sobre assuntos diversos. Eu me identifiquei tanto... mas tanto que vocês não tem noção. O Rafa disse ter certeza que irá encontrar a alma gêmea dele algum dia. OKey! Não precisa mais procurar... estou aqui! Te encontrei antes. (Risos) Brincadeira! Eu sei que ele tem namorada... não quero apanhar.  É que raramente me identifico com alguém (isso até certo ponto é bom porque indica que sou pessoa rara, risos) e meu modo de pensar, de visão do mundo bateu bastante com o do Rafa. “Ás vezes é muito difícil sorrir quando na verdade o que você mais quer é chorar. Desmoronar. Mas acabamos passando por amigos e dizendo um simples “oi”, quando por dentro o que você mais precisa é de um abraço”, p. 30.

Li o livro em horas. Sério! Não consegui parar. E tenho muito que agradecer porque já estava ficando desmotivada com a correria diária e a tarefa de continuar escrevendo o meu livro. Depois de absorver tudo que ele passou com Diário de um adolescente apaixonado, tudo mudou. Agora vou continuar, o quanto eu puder e terminar meu quarto livro. Como o Rafa diz... é preciso ter foco. “(...) sempre penso na vida como um jardim. Andando por esse jardim, nós encontramos alguns espinhos. Só que os espinhos não fazem o jardim deixar de ser um jardim. (...) E os espinhos são necessários pra nos ensinar onde colocar as mãos e onde não colocá-las”, p.112. Foi sensacional ler Diário de um adolescente apaixonado, passei a admirar alguém que mesmo sendo muito novo já é exemplo de vida. Agora, vou passar a assistir os vídeos dele. Assim vou matando saudade até (um passarinho verde que me falou) quando o segundo livro for lançado. Muito ansiosa! Eita menina doida... está vendo só? Nem acabei de ler esse já estou pensando no outro. É isso ai, minha querida Julieta (ou Romeu), pode comprar e ler sem medo de ser feliz.

Design e diagramação
Essa é uma parte do livro que também está de parabéns! As fotos do Rafa em formato desenho são fofas de morrer. Além disso, as quotes espalhadas pelo livro e os bonequinhos e corações, fazem com que tudo fique ainda mais ‘cute’. O miolo foi impresso em papel polen. As letras não são grandes, mas estão em negrito, o que as deixa mais ‘visíveis’. O espaçamento está bastante confortável. E por fim, a capa ficou dez. Amei.

Sobre o autor
Rafael Moreira nasceu em 1997 em Campinas, no interior de São Paulo, e ainda mora lá. Além de estudar, se divertir e conhecer um monte de gente diferente todo dia nas redes sociais, o Rafa gosta de escrever e de tocar violão. Ele ficou conhecido pela fanpage Me Apaixonei, que conta com mais de 1 milhão e 800  mil curtidas. Fonte: Editora Novo Conceito.

Licença Creative Commons
O trabalho O coração de um apaixonado de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  




Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                    FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest 

  • Share:

You Might Also Like

10 comments