Esse é um post que venho querendo fazer há algum tempo, mas, por algum motivo, ele era sempre adiado para a próxima semana. Dessa vez, resolvi trazer algumas das minhas músicas favoritas que são baseadas em livros.
1. United States of Eurasia – Muse
Não apenas essa música, mas todo o álbum “The Resistance” foi inspirado em “1984”, famosa distopia de George Orwell. Na obra, Winston vive na Eurásia, um gigantesco país dominado pelo Grande Irmão, uma figura quase mitológica que a todos vigia, e pelo Partido. A guerra, neste livro, é usado como um mecanismo de movimentação da economia e de coesão social, justamente sobre o que a música “United States of Eurasia” vai trata. “E essas guerras; elas não podem ser vencidas, /Será que alguém sabe ou se importa em saber como elas começaram?”
2. Admirável Chip Novo – Pitty
Ainda no clima de distopias, resolvi trazer essa música muito conhecida da Pitty. Tenho certeza que todo professor de Filosofia ou de Sociologia já a usou ou a ainda vai a usar em sala de aula para falar sobre a dominação ideológica existente na nossa realidade contemporânea. O tom de repetição de ordens que serão condicionadas ao sujeito é considerado uma referência a Admirável Mundo Novo, em que o autor Huxley cria o termo “hipinopédia” para se referir a esse condicionamento do comportamento humano.
3. Scentless Apprentice – Nirvana
Scentless Aprrentice é uma homenagem de Kurt Cobain a um de seus livros favoritos, “O Perfume”. A música falará da peculiaridade do protagonista do romance, que nasceu sem cheiro.
4. Haunted – Poe
O álbum “Haunted” da Poe, assim como a música homônima, é baseado no livro “House of Leaves”, de Mark Z. Danielewski (que é seu irmão). O livro conta a intrigante história de um fotografo que decide criar um documentário sobre a mudança de sua família para uma nova casa. O projeto transcorria bem até descobrir uma incongruência lógica: as dimensões interiores da casa são maiores do que o exterior. De tempo em tempo, várias passagens aparecem e desaparecem, talvez habitadas por uma criatura malévola.
5. Killing An Arab – The Cure
A música foi inspirada no romance “O Estrangeiro”, de Albert Camus, que conta a historia de Meursault, que mata um árabe em uma praia. O livro também serviu de inspiração para “A Revolta dos Dândis I”, da banda Engenheiros do Hawaii.
6. Pigs (Three Different Ones) – Pink Floyd
A música é baseada no romance de George Orwell, “A Revolução dos Bichos”, que conta de uma forma bem humorada e permeada de sarcasmo a história da revolução soviética e a manutenção do governo opressor. A banda Pink Floyd gostou tanto do livro que transformou o porco tirano em mascote, sendo a primeira aparição dele em 1976, na sessão de fotos para o álbum “Animal”, que tem o seu conceito baseado também em “A Revolução dos Bichos”.
Menção honrosa: Sympathy For The Devil – The Rolling Stones
A canção foi baseada no livro O Mestre e a Margarida, de Mikhail Bulgakov. As tramas do livro são centradas numa visita do diabo a Moscou. Além disso, outra fonte de inspiração para a banda foi a obra do Baudelaire.
Postagem feita por:
Isabelle, pseudo-escritora, sonhadora, tento fazer poesia, mas acabo aglutinando demais minhas palavras e tudo vira prosa com toque de melancolia. Deixe-me, que ainda estou aprendendo o ofício. Tenho 18 anos vividos como um sopro e aquela sensação ruim de que tudo está acontecendo rápido demais. Fora isso, gosto de música, de livros, de filmes e de todos os clichês de sempre.
3 comments