Como um dia horrível, pode se tornar tão adorável? Como seria possível alguém que sequer acredita no amor, ver-se contrariado em apenas dois segundos? E em apenas dois segundos, decidir que seria capaz de fazer tudo para encontrar quem causara esse sentimento.Leonardo Vieira é um professor de Biologia, e vive uma vida extremamente tediosa, até que um dia azarento lhe mostra uma mulher no fim, e sem saber como vê-la de novo, Leonardo resolve atender ao pedido da moça e repetir todo o dia e todos os azares por qual passou.De novo é uma comédia romântica com uma escrita irreverente, engraçada e descontraída. A história se passa na cidade de Feira de Santana, em meio a confusões impensáveis e que instigam a imaginação do leitor. Léo conta como tudo aconteceu do seu ponto de vista. E junto com seus amigos, nada poderá impedi-lo de repetir os feitos loucos que o levou a experimentar o gosto viciante do amor.
Ficha técnica
Título: De novo: dois segundos para o amor
Autor: Jadson L. Ribeiro
Categoria: Literatura brasileira, Comédia romântica
ISBN: 9788566701000
Número de páginas: 168
Editora: Selo Jovem
Notas
Capa: 8/10
Conteúdo: 9/10
Diagramação: 10/10
Geral: 90/100
Não perca jamais a oportunidade de fazer piada
Por Isabelle Rocha
Assim que vi a capa do livro, pensei que se tratava de um romance adolescente com um pouco de drama e música para salpicar a relação. Então, li a sinopse e pensei “Ok, é um romance adulto com um pouco de drama e música para agitar o cotidiano monótono do casal”. Foi uma surpresa incrível descobrir que o livro supera todas as expectativas e suposições que eu tinha dele.
“De novo: dois segundos para o amor” narra a improvável história do dia mais azarento que um ser humano, nesse caso o Leonardo, poderia pensar em ter na sua vida. Ele é perseguido por torcedores fanáticos, jogado no esgoto, humilhado pelos seus colegas de trabalho e pelos seus alunos, atropelado por uma ambulância e... Ufa! Espera! Você acha que acabou? A história dele mal começou. Junto com seus amigos, Leonardo vive uma série de situações bizarras, loucas e muito, muito divertidas. No final desse dia, depois de atropelar um ônibus (Estranho, eu sei...), ele encontra-se com Lua. Neste momento, ele experimenta um sentimento peculiar, algo que nunca antes havia sentindo; ele sente-se atraído por ela, mas não de qualquer maneira, ele sente-se eufórico, encantado por aquela estranha. Ele quer saber tudo sobre ela. Porém, a parada dela é a próxima, e eles precisam se despedir. Antes de ir embora, ela o diz que, se ele repetisse aquele dia desastroso, eles poderiam se encontrar de novo.
“Era como se meu coração nunca tivesse batido, nunca houvesse bombeado sequer uma gota de sangue. E pela primeira vez, ele se moveu, e bateu com uma velocidade instigante, com uma vibração assustadora.”
Dessa forma, Leonardo começa a sua missão para repetir o dia mais azarado, sofrido e louco da sua vida. Novas surpresas aparecem, assim como casos que fogem completamente do seu controle e que possuem um desfecho inesperado.
Eu dificilmente rio enquanto estou lendo; no entanto, neste livro em especial, eu mal tinha chegado na terceira página e já estava rindo. Gostei bastante que o autor não se focou tanto no romance, mas nas aventuras do protagonista e dos seus amigos no percurso para encontrar esse grande amor. Outra coisa que me agradou foi que ele não leva a história tão a sério. Seus personagens são cômicos exatamente por serem esdrúxulos, a forma como se metem em enrascadas até faz bastante sentido, porém a forma como escapam dessas é muito pouco provável de que funcionasse de verdade. Essa é exatamente a beleza da narrativa, ela é leve, simples e divertida. Perde-se a lógica fria da realidade, mas não se perde jamais a piada.
Design e diagramação
A diagramação é cuidadosa, de forma que os espaçamentos das bordas e o tamanho das letras tornam a leitura muito agradável, mesmo quando se está dentro de um carro, sendo chacoalhada de um lado para o outro. Quem costuma ler dentro de automóveis sabe o quanto é difícil manter a concentração nesses momentos...
A capa é linda e combinou bem com o estilo do livro. Só não gostei de como as informações (título, subtítulo e nome do autor) estão arranjadas.
Sobre o autor
Jadson Lucas Ribeiro nasceu em Feira de Santana, no ano de 1995. Quando tinha 17 anos foi tomado por uma paixão súbita por livros e café, além de uma vontade incontrolável de escrever. Ele já publicou numa antologia de contos chamada Amores (Im)Possíveis, e também publicou vários livros na internet de forma independente. Aos 19 anos, lançou seu primeiro romance pela Editora Selo Jovem.
Postagem feita por:
Isabelle, pseudo-escritora, sonhadora, tento fazer poesia, mas acabo aglutinando demais minhas palavras e tudo vira prosa com toque de melancolia. Deixe-me, que ainda estou aprendendo o ofício. Tenho 18 anos vividos como um sopro e aquela sensação ruim de que tudo está acontecendo rápido demais. Fora isso, gosto de música, de livros, de filmes e de todos os clichês de sempre.
13 comments