Resenha- Eu te Darei o Sol- Jandy Nelson

By Paloma Viricio - outubro 14, 2015

im give you the sun
Nelson, Jandy. Eu te darei o sol/ Jandy Nelson; tradução Paulo Polzonoff Junior. – 1.ed.-Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2015.
Noah e Jude competem pela afeição dos pais, pela atenção do garoto que acabou de se mudar para o bairro e por uma vaga na melhor escola de arte da Califórnia.Mal-entendidos, ciúmes e uma perda trágica os separaram  definitivamente. Trilhando caminhos distintos e vivendo no mesmo espaço, ambos lutam contra dilemas que não têm coragem de revelar a ninguém. Contado em perspectivas e tempos diferentes, EU TE DAREI O SOL é o livro mais desconcertante de Jandy Nelson. As pessoas mais próximas de nós são as que mais têm o poder de nos machucar.
Classificação:



Ficha Técnica
Autores: JANDY NELSON
Título: Eu Te Darei o Sol
ISBN: 9788581636467
Selo: NOVO CONCEITO
Ano: 2015
Edição: 1
Número de páginas: 384
Formato/Acabamento: 16x23x2,4
Peso: 0.52 kg
Preço Sugerido: R$ 34.90
Área Principal: FICÇÃO
Assuntos: DRAMA

Comprar livro Eu te darei o Sol - Jandy Nelson


Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 10/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 100/100

Eu te darei o sol e tudo mais
Por Paloma Viricio
summer
Visão geral
Como ninguém jamais viu anjos tão magníficos quanto os dele e como as pessoas que viviam perto dos cemitérios onde suas esculturas velavam os mortos juravam que as ouviam cantar à noite, juravam que as vozes celestiais entravam em suas casas, seus  sonos, seus sonhos. Como se dizia que o escultor menino era encantado, ou possivelmente possuído pelo demônio. Prefiro o último”, p.164. Amores e desamores. Pedras que nos fazem tropeçar. Os relacionamentos, sejam quais forem, são assim... imprevisíveis. Tudo muda quando descobrimos o sentido do universo. O porquê das estrelas brilharem tanto. Tudo muda quando encontramos nosso sol interior.

Noah e Jude são gêmeos. Os dois possuem veias artísticas e são incentivados pela mãe a participarem das inscrições para a melhor escola de arte local. Eles eram unha e carne até a disputa para descobrir qual era o melhor os separou. Em meio perdas e momentos conflituosos eles terão que aprender a desvendar novamente o sentido da vida e repartir o mundo. “Ela respira fundo e eu a imito. Talvez estejamos velhos demais para agir assim, mas que se dane. Posso ver o sorriso dela mesmo olhando para a frente. Soltamos o ar ao mesmo tempo, depois inalamos juntos, exalamos, inalamos, para dentro e para fora, para fora e para dentro, até que nem mesmo as árvores se lembrem do que aconteceu no bosque ontem, até que a voz da mamãe e a do papai se transformem em música, até não apenas termos a mesma idade, mas sermos uma única pessoa”, p.26.

Eu te Darei o Sol foi uma surpresa boa para minha pessoa. O começo do livro apresentou-se um pouco lento, mas logo depois da página 50 eu não conseguia para de ler. Isso porque fui conhecendo Noah e Jude e me apaixonando cada vez mais por cada um deles. “Parece que não consigo mentir para ela ou quebrar seu encanto demoníaco. E então, sem sobreaviso, os lábios rachados dela estão contra os meus, entre os meus, e sinto o sabor dela, toda defumada e de uma doçura nojenta, como uma laranja que ficou ao sol o dia todo”, p.133. Capítulos muito extensos me incomodam muito. Posso dizer que esse foi o livro com capítulos mais longos que já li. Mas a obra de Nelson é tão perfeita que a leitura flui automaticamente. As personagens que a autora criou são tão originais. Tentei buscar na memória, mas não consegui achar nada parecido com Noah e Jude.  A trama é tão sensacional que o leitor se vê completamente envolvido com os sentimentos das personagens. Não tem como ficar de fora daquilo tudo. Jandy me levou para outro universo. Ela me mostrou qual o verdadeiro sentido pelo qual o sol brilha.

O conflitos apresentados pela autora te prendem de certa forma que você não se sente completa sem terminar o livro. A trama em si mostra que a vida dispensa julgamentos desnecessários. É preciso analisar os sentimentos do outro. Nós estamos sujeitos à qualquer situação porque somos humanos. Fomos feitos repletos de falhas, erros e mudanças. Que quando nos fechamos em um casulo, por causa da opinião dos outros, acabamos nos tronando alguém escondido, traiçoeiro, impossível de ser reconhecido.

Eu te Darei o Sol mostra como é importante saber olhar o mundo pelos olhos do outro e não somente por suas ideologias fechadas. A narração acontece em primeira pessoa e é intercalada. Uma hora quem fala é Noah e outra Jude. Não sei porque, mas me apaguei mais á Jude. Ela é tão fofa, mesmo com as esquisitices. Na verdade, ela era sempre pré-julgada pelos outros como infantil, desmiolada e achei que foi quem mais teve juízo no final das contas. O Noah é muito intenso, ás vezes as reações dele eram muito infantis e chatas. Ele sempre tirando conclusões precipitadas e fazendo a Jude sofrer.... irmãozinho do mal. Se bem que ela também não ficava atrás. Eu te Darei o Sol é um livro maravilhoso que merece ser lido por todos ao menos uma vez na vida. 

Design e diagramação
A capa do livro é a coisa mais fofa do mundo. Um amarelo roubado de um sol radiante. As letras como se tivessem sido pintadas, o que me faz lembrar as pinceladas de Noah. As letras e espaçamentos apresentam-se em tamanhos confortáveis para a visão. O miolo foi impresso em papel pólen.

Sobre a autora
jandy nelson author

Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórnia, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance. Fonte:Skoob.

Licença Creative Commons
O trabalho Eu te darei o sol e tudo mais dPaloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  



Encontre  Monólogo de Julieta  também no:
                                                     FacebookGoogle+TwitterInstagramYoutubePinterest  

  • Share:

You Might Also Like

28 comments