Resenha- Diálogos impossíveis- Luis Fernando Verissimo

By Paloma Viricio - fevereiro 14, 2016

Drácula e Batman discutem no asilo. Robespierre tenta subornar o carrasco. Goya e Picasso conversam sob o sol da Côte d’Azur. Juvenal planeja matar a mulher, Marinei, que o despreza. A recém-casada Heleninha pede conselhos ao urso de pelúcia. Qual um existencialista dotado de senso de humor, Verissimo persegue em suas crônicas o absurdo que marca a existência humana – salvo engano, a única que se preocupa com o seu propósito, o seu término e se alguém está falando demais na hora do pôquer. Em nenhum momento essa maldição se torna mais evidente do que na hora em que o homem abre a boca. Então, o que era para comunicar acaba é “estrumbicando”. Nas crônicas reunidas neste volume, Luis Fernando Verissimo escreve sobre impossibilidade, incomunicabilidade e mal-entendidos. Escreve, enfim, sobre a vida.

Classificação:


Ficha Técnica
ISBN-10: 8539004135
Ano: 2012
Páginas: 176
Idioma: português 
Editora: Objetiva

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 9,0/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 9,5/100

Diálogos Reveladores
Por Paloma Viricio
Font image: Uol

Diálogos Impossíveis é o segundo livro que leio de Luis Fernando Veríssimo. Resolvi ler esse justamente porque gostei muito do primeiro (O santinho). Embora, os dois não tenham nenhuma relação entre si. Mais uma vez tenho que mencionar a minha admiração por esse autor. Sabe, ele tem aquele jeito mineirinho na escrita. Vai chegando de mansinho, comendo pelas beiradas e quando vê já devorou o prato todo, te fisgou sem você pestanejar.

A narrativa é em terceira pessoa, mas daquele jeito que parece representar um observador dos fatos. Veríssimo tem essa peculiaridade. Ele consegue fazer você se sentir como se estivesse jogando conversa fora em uma roda de amigos. As crônicas, outrora publicadas nos jornais Estado de São Paulo e Zero Hora, provocam no leitor um sentimento de incomunicabilidade e confusão. O que a capa do livro representa em cheio. Nada melhor do que um telefone sem fio, para mostrar aquilo que já sabemos há tempos: a comunicação vira e meche é distorcida, ou em alguns casos, mal entendida.  Além disso, o autor recheia os diálogos com pitadas de inteligência, humor e reflexão.

Font Image: LoveGuptaphotomechanic
Adorei principalmente os diálogos entre grandes nomes da humanidade. Tais como: Alberta Einstein X sua mulher Mileva, RobespierreX seu executor, Abraão X Isaque, Chapeuzinho vermelho X lobo mau, Dom Juan X a morte, Lady Millicent X as amigas, Picasso X Goya, Carlos Drummond de Andrade X Mário Quintana X Fernando Pessoa, Drácula X Batman. O que faz o livro ser uma grande aula de história. Para quem gosta, é uma boa pedida!

Os diálogos que se tornaram meus favoritos foram: A tia que caiu no Sena, Entrevista, A tradutora Belga, Dom Juan e a Morte, Perdedor- Vencedor, Tea, A tática da bolsa, Picasso e Goya sob o sol, Estátuas, Pacóvio e Albert e Mileva. Esses realmente se destacaram, ao meu ver, porque são geniais. Fiquei imaginando o que mudaria na história se esses diálogos realmente tivessem acontecido, principalmente entre as grandes personalidades, e se tivessem sido revelados. Minha imaginação ficou flutuando perdidamente por horas.  Com Diálogos Impossíveis, Veríssimo, faturou a 55ª edição do prêmio Jabuti (2013), consagrando a obra como livro do ano de ficção. Um livro bom, merece ser lido.

 Sobre o autor


Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Veríssimo. Fonte: Skoob. 
Licença Creative Commons
O trabalho Diálogos Reveladores de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

12 comments