[RESENHA] FESTA NO CÉU ( THE BOOK OF LIFE MOVIE )

By Paloma Viricio - outubro 31, 2016


Um grupo de crianças bagunceiras é encaminhado a uma visita guiada ao museu, como “punição” pelo mau comportamento. Lá, uma guia diferente resolve percorrer um caminho alternativo e os apresenta ao "Livro da Vida", que contém todas as histórias. A mais simbólica delas, baseada nas tradições mexicanas, envolve três mundos. Catrina/ La Muerte é uma adorada deusa ancestral, que governa a Terra dos Lembrados. Ela é ex-mulher de Xibalba, o governante da Terra dos Esquecidos, um trapaceiro. 



 Por Paloma Viricio

Festa no céu uma animação de Guillermo del Toro

Festa no céu é uma animação produzida pelo mexicano Guillermo del Toro. Ele é o mesmo que dirigiu A Colina Escarlate. O estilo dele é melancólico, sombrio como o de Tim Burton, mas cada um tem seu próprio jeito peculiar de produzir filmes, por isso, me nego a comparar os dois como muitos fazem por ai.

O dia dos mortos no México ( Día de Muertos )

Cores, músicas e caveiras. Uma ótima pedida para o Halloween sem nenhum melodrama, sangue ou cabeças rolando.  Um filme que pode ser visto por toda a família. Vemos o bem e o mal, mas  de forma sutil, equilibrada. Festa no céu fala sobre a comemoração do dia dos mortos no México.  

Para eles, esse dia é sinônimo de festa, diferente aqui do Brasil que lembramos com tristeza daquelas que já foram.  O roteiro é bem inteligente, simples e divertido. Através da animação é possível conhecer bastante sobre a cultura mexicana. Costumes, vestuários, comida, música e etc.

Catrina- El muerte- Super elegante e poderosa.

Personagens cativantes

As personagens são sensacionais. Até mesmo os vilões são agradáveis, já que cumprem bem o papel para eles escolhido.  Assim como os protagonistas. Catrina (La muerte) é sensual, engraçada, justa, governa a terra dos Lembrados. Ela vive em pé de guerra com o ex marido Xibalta que é o governante da terra dos esquecidos... ele vive jogando sujo e não é nem um pouco confiável. 

Maria é a doce donzela que sabe muito bem usar uma espada, ama livros e jamais seria uma simples dona de casa como as tradições esperavam. Joaquim é o guerreiro invencível da Terra dos vivos. Ele é forte, grande ...muito bobo. Comédia pura. Manolo é um fofo, segue o coração, sentimentos sempre. No começo achei o pai dele um chato, mas com o passar do filme entendemos que assim como os nossos pais ele só queria o bem do filho.

Reencontro de Manolo e a mãe s2

Trilha Sonora enriquecedora

A trilha sonora foi outro ponto que muito me agradou. Composta pelo argentino Gustavo Santaolalla, vencedor do Oscar com através das músicas de O Segredo de Brokeback Mountain e Babel. Peso pesado... As canções mais fofinhas são as tocadas pelo Manolo.

Ele é tão sentimental e sempre entoa melodias com o coração. É apaixonante. Inclusive achei muito emocionante a cena em que Manolo reencontra a mãe no mundo dos Lembrados. Festa no céu é rica em ensinamentos, possui um final muito gratificante. Além disso, é uma boa pedida para dar muitas gargalhadas. Se tivesse que definir essa animação, falaria que é doce, emocionante, macabra e divertida. O longa tem uma hora, 37 minutos e foi distribuído pela Fox film do Brasil. 
O trio espetacular! Joaquim, Manolo e Maria.


Licença Creative Commons
O trabalho A festa dos mundos é uma obra de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.
Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

11 comments