Resenha- Sociedade J.M. Barrie- Barbara J. Zitwer

By Paloma Viricio - agosto 30, 2017

J.Zitwer, Barbara. Sociedade J. M Barrie/ Barbara J. Zitwer; tradução Shirley Gomes.- Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2016.
Joey, uma arquiteta nova-iorquina que só pensa em trabalho, está em Cotswolds para supervisionar a restauração da majestosa mansão que inspirou J. M. Barrie a escrever Peter Pan. Os moradores da região não foram exatamente receptivos e também havia um problema com o zelador da mansão, um homem que parecia determinado a arruinar os planos dela. Com essa situação, Joey logo começa a pensar que não conseguirá fazer nada certo neste projeto e também em sua vida até descobrir a Sociedade de Natação de Senhoras J. M. Barrie e começar a nadar com elas em sua Terra do Nunca particular. Para Joey, conhecer Aggie, Gala, Meg, Viv e Lilia vai ser uma grande experiência de vida o começo de um relacionamento que vai transformá-la de uma maneira mais que extraordinária...
Classificação: 


Ficha Técnica
ISBN: B01E7RS8AU
Ano: 2016
Páginas: 305
Idioma: português
Editora: Novo Conceito
Comprar livro Sociedade J.M. Barrie

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 09/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 95/100

Sociedade da amizade
Por Paloma Viricio

Visão Geral
Sociedade J. M. Barrie é um romance adorável. A autora tem uma forma de escrever bastante agradável. A escrita de Barbara é singela, forte e ao mesmo tempo contagiante. Ao conhecer a trama, as personagens, eu ia me envolvendo cada vez mais. Parecia até que a autora havia plantado um daqueles bichinhos que se alojam em nosso coração sem permissão. “O sol baixo no céu, banhava os jardins por onde Joey passava com uma luz divina e leitosa. A hera, que no verão estava verde e cheia de folhas, estava agora pelada. (...) Sim, mesmo no final do inverno, é bonito, Joey pensou”, p.71.

Barbara levou anos para finalizar o livro, enfrentou muitas desesperanças causadas pela insegurança de si mesma. Felizmente muitas pessoas a motivaram e ela finalizou essa maravilha. O mais interessante é que a trama foi baseada em fatos reais. Fico muito empolgada em saber da vivência da mesma com as senhoras do lago e a busca incansável em prol da inspiração.  Por falar nisso, as  personagens que compõem a Sociedade de Natação de Senhoras J. M.Barrie, foram as mais interessantes que encontrei no livro. Cada uma tinha seu jeito próprio, diferente e parece que se completavam. Foi só amor com cada uma delas.

Joey é a principal da trama e é através dela que tudo se desenrola. Gostei muito da arquiteta, apesar de parecer, inicialmente, frágil e sem graça, foi me ganhando do jeitinho dela. O Zelador, Ian, além de ser um pedaço de mal caminho, muito me surpreendeu ao se mostrar um homem doce e agradável por baixo daquela casca durona. Também é um cara com traumas pessoais que nos ensina como é a tal da superação. Lily, a filha dele, é uma daquelas que faz o circo pegar fogo... me proporcionou muitas risadas. “O episódio no lago ainda lhe assombrava a mente. Não tinha como negar isso. Para ela, Ian era definitivamente um homem atraente, e Lily, uma garota cheia de energia. Mas a julgar pela reação de Lilia à simples sugestão de que Ian pudesse ficar disponível, a situação era complicada”, p. 145.

O único ponto negativo que encontrei no livro foi que a autora parece que esqueceu do trabalho da personagem principal e de todo encantamento da mansão lá para o meio do livro. Se não me engano esse era um dos pontos centrais da trama e depois ficou em segundo plano, muito em segundo plano aliás, com um desfecho fraco. Quanto ao restante não tenho do que reclamar. Enfim, Zitwer fez um bom trabalho com a construção do romance.

Design e diagramação
A diagramação desse livro é bem simples. A capa está muito bonita e combina perfeitamente com a trama. Adoro essa cor verde. O miolo foi impresso em papel pólen, letras e espaçamento estão em tamanho adequado.

Sobre a autora


Barbara J. Zitwer é uma agente literária internacional. Ela formou-se na Columbia Film School e, antes de trabalhar no mercado editorial, ela produziu filmes como Vampire’s Kiss com Nicolas Cage. Ela vive em Nova York com o marido e dois cães. Sociedade de natação de senhoras JM Barrie é seu primeiro romance. Fonte: Editora Novo Conceito.
Licença Creative Commons
O trabalho sociedade da amizade de Paloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.


Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

18 comments