[Resenha] Um Verão Para Recomeçar - Morgan Matson

By Paloma Viricio - janeiro 29, 2018


Matson, Morgan. Um verão para recomeçar/ Morgan Matson; tradução Maria Angela Amorim de Paschoal- Ribeirão Preto, SP: Novo Conceito Editora, 2017.
Taylor Edwards nunca se sentiu importante, muito menos alguém que se destaca. Além disso, ela tem a estranha mania de fugir quando as coisas ficam meio complicadas. No dia do seu aniversário, Taylor recebe uma terrível notícia: o pai dela está muito doente. Ela até tenta fugir novamente, mas agora sua família precisa de toda ajuda e união possível. Então eles tomam a seguinte decisão: passar o verão juntos na casa do lago. Taylor não vai à casa do lago, onde ela e a família passavam o verão, desde que tinha doze anos, e ela definitivamente nunca planejou voltar. No lago Phoenix, ela reencontra sua ex- melhor amiga, Lucy, e Henry Crosby, sua primeira paixão. De repente, Taylor se vê cercada por lembranças que preferia ter deixado no passado. Apesar do medo e de querer fugir mais do que tudo, a única coisa que resta a ela é ficar com seu pai e enfrentar os dias da melhor maneira possível. Nesse verão em família, vivendo momentos tristes e felizes ao mesmo tempo, Taylor percebe que ela tem uma segunda chance de refazer laços familiares e até, quem sabe, poder viver um grande amor. Um verão para recomeçar é um notável romance sobre esperança, amor e superação.
Classificação:


Ficha Técnica
ISBN-10: 8581636624
Ano: 2017
Páginas: 352
Idioma: português 
Editora: Novo Conceito

Notas
Capa: 10/10
Conteúdo: 09/10
Diagramação: 10/10
Conceito Geral: 95/100

O Eterno Verão
Por Paloma Viricio
Visão Geral
Acordei com meus braços em volta do pingüim de pelúcia, que ainda cheirava levemente a bolinhos de chuva e algodão-doce. Alisei sua echarpe, deslizando o feltro macio pelos meus dedos, sentindo que sorria enquanto abria os olhos e repassava na cabeça as cenas da noite passada. Tinha sido uma noite perfeita, e eu não queria esquecer um só daqueles únicos momentos”, p. 179. Um verão para recomeçar é um livro repleto de emoção e ensinamentos. Através dos acontecimentos que povoam a protagonista Taylor Edwards, podemos aprender diversas lições, o que cada instante realmente significa para nossa vida.

Quando peguei Um Verão para recomeçar não fazia idéia do que esse livro iria me apresentar. Sabia que era um drama e só. Devo dizer que essa trama me surpreendeu de diversas formas. A primeira foi o modo da narração da autora que é deliciosamente bom. Morgan Matson mistura elementos do passado com o presente o que nos faz ir descobrindo aos pouquinhos como cada personagem é e que fatos o fizeram chegar a determinada situação ou atitude. “A história estava se desenrolando na minha frente, mas naquele momento só conseguia pensar na presença de Henry ao meu lado, em quão perto de mim ele estava e em como o sentia todas as vezes que se movia ou virava a cabeça. Estava tão ciente de sua presença que, assim que falava mais famosa do filme foi dita (aquela sobre o começo de uma bela amizade), respirávamos no mesmo ritmo, sincronizados”, p.253.

Gostei muito de todas as personagens desse livro. Isso é curioso porque geralmente há alguns que gostamos mais, outros que odiamos e etc. Na verdade o livro não possui nenhum antagonista, a não ser a própria vida. Gente... eu amo obras que se aproximam o  máximo da realidade e vejo que essa é uma dessas. Essa experiência com personagens foi nova para minha pessoa que adorou, é claro! Amo livros que me provocam uma espécie de sensação diferenciada.


Me identifiquei bastante com a Taylor. Vai ver que é porque me sinto como ela. Ás vezes nos transformamos em uma espécie de borboleta, onde o casulo é nosso tudo. Mas ai vem o mundo e taca fogo na nossa redoma de vidro. Não tem jeito! Nos damos conta que é preciso aprender a lutar com unhas e dentes por aquilo ou quem amamos. A Taylor é assim... ela é o tipo de menina que muitas vezes pulava fora do barco quando via que ele estava afundando. Sabe aquela sensação de que ignorar o problema é melhor do que encarar e resolver? Pois é... fiquei com raiva dela em alguns momentos porque inconscientemente refletia um dos meus defeitos. Mas, gostei de ver como a personagem evoluiu, deu a cara a tapas e completou sua metamorfose tornando-se forte para a vida.

O pai da Taylor é bem interessante. É um cara que te cativa, por ser diferente, mas que você na verdade não quer se sentir cativado porque sabe que irá sofrer muito mais com o decorrer dos acontecimentos, mas é algo inevitável. O irmão me agradou porque sempre trazia umas curiosidades bem legais para o livro.  Henry é um cara legal, mas acredito que a autora não quis mergulhar fundo em desvendá-lo. Assim como a melhor amiga de Taylor. Percebi que o foco todo ficou mesmo na protagonista. Apesar de ser um drama, Um Verão para Recomeçar, possui suas sátiras, momentos leves e bem aconchegantes para  o leitor.

Com capítulos narrados em primeira pessoa, Um Verão para recomeçar nos faz refletir sobre a questão do tempo, momentos e de que a vida é o agora. As lembranças fazem parte de nós, elas que nos ajudam a sobreviver quando o tempo bom é substituído pelo temporal. Ah... é possível refletir bastante também sobre a questão de aprender a falar Eu te amo! Não encontrei nenhum ponto negativo na trama. Gostei bastante do livro, a escrita da autora me conquistou, me ofereceu uma leitura boa! Com certeza indico. “Eu ainda não tinha me acostumado com as mudanças físicas que estavam acontecendo tão rapidamente com meu pai, prova de que havia algo muito, muito ruim acontecendo dentro dele. Algo que não iria parar até que o tivesse matado”, p. 274.

Design e diagramação
A capa do livro é banhada por cor bem viva. Esse efeito degradê de cores quentes ficou muito bonito, mais verão que isso impossível. O título na capa, assim como na lombada, apresenta-se em auto relevo que dá uma sensação boa ao sentir. O miolo é impresso em papel pólen. As letras não são tão grandes, mas o espaçamento é confortável. Além dos capítulos, a trama é dividida por partes...elas são nomeadas e separadas por umas páginas ilustradas que achei um charme. 

Sobre a autora   
      
Morgan Matson é autora best-seller do The New York Times. Um verão para recomeçar é seu segundo livro e venceu o California State Book Award. Ela vive em Los Angeles. Fonte: Editora Novo Conceito.
Licença Creative Commons
O trabalho O eterno verão dPaloma Viricio foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Brasil.

Obs.: Todos os textos produzidos neste blog são da minha autoria e estão registrados. Se utilizá-los, por favor lembre-se dos créditos.  

  • Share:

You Might Also Like

25 comments