Nebulosa de Órion é um espetáculo a parte para amantes da observação noturna
Nebulosa de Órion |
De Paloma Viricio
A Nebulosa de Órion é um espetáculo a parte para amantes da observação noturna. Ela pode ser facilmente vista a olho nu até mesmo em habitares com pouca poluição luminosa. Também conhecida como M42 é uma poderosa colecionadora de estrelas que se encontra entre 1500 e 1800 anos luz do nosso breco intergaláctico: O Sistema Solar. Devido à vasta formação de estrelas na Nebulosa de Órion, ela tronou-se a mais estudada pelos astrônomos e admiradores do universo.
Nasa cria filme em 3D sobre Nebulosa de Órion
Pensando em aproximar os apaixonados pela Nebulosa de Órion que a agência espacial americana Nasa criou um filme em três dimensões sobre a M42. O projeto é fruto do trabalho de astrônomos e especialistas do programa Universo de Aprendizagemsim Nasa, que reuniram imagens em infravermelho e espectro visível , capturadas pelos telescópios espaciais Spitzer e Hubble.
Hubble é um satélite?
Satélite Hubble |
Hubble na verdade é um satélite astronômico artificial não tripulado responsável por transportar um telescópio de grande dimensão direcionado para luz visível e infravermelha. Hubble já orbita o espaço há vinte e quatro anos. Foi lançado pela Nasa em abril de 1990, através do ônibus espacial Discovery. Essa missão ficou conhecia como STS-31 e foi a trigésima quinta missão responsável por utilizar o ônibus espacial que retornou para a Terra no mesmo mês e ano. A missão STS-31 é considerada a mais importante entre as que o Discovery executou.
Telescópio Sptizer
Telescópio Sptizer |
Já o Sptizer (Instalação do Telescópio Infravermelho SIRTF- Space) é um telescópio mais atual que o Hubble, mas não menos importante. Foi lançado em agosto e 2003 por um foguete Delta II (em uso desde 1989), no estado da Flórida, pela Estação da Força Aérea de Cabo Canaveral que é uma base de lançamento de foguetes situada na costa leste dos Estados Unidos. O alicerce da missão do Sptizer é obter imagens e espectros através de radiação infravermelha ou calor. O telescópio Sptizer é um instrumento muito sensível que possui uma estrutura tubular de 85 cm de diâmetro resfriada criogenicamente. Ele é capaz de alcançar diversas regiões do universo, antes nunca observadas pelos telescópios do planeta terrestre.
Programa Astronômico de Pesquisa das Origens Programa de Busca Astronômica por Origens
Sobre o Spitzer faz parte do programa da NASA titulado como Programa Astronômico de Pesquisa das Origens ( Astronomical Pesquisa para o Programa de Origens), criado para tentar solucionar enigmas intrigantes do universo, capazes de entender as origens do mesmo e como se dá a formação de diferentes estrelas e galáxias.
Hubble e Spitzer, além de Chandra e Compton, são missões relacionadas ao programa Grandes Observatórios Espaciais( Great Observatories Programme) que é constituído por Quatro Observatórios Orbitais que observam o universo em comprimento diferente de onda. Para isso é utilizado a luz visível, raios-X, infravermelho e gama.
Nebulosa Olho de Gato (NGC 6543) |
O filme sobre a Nebulosa de Órion é um curta que coleciona aproximadamente quatro minutos de pura exuberância e magnitude do universo. Foi criado detalhadamente mesclando técnicas de produções Hollywoodanas e dados científicos reais. A Nasa continua surpreendendo através de suas pesquisas e tecnologia. Quem ficou responsável em produzir e finalizar o curta foram as equipes Space Telescope Science Institute, Calteche IPAC.
O curta é embalado pela doce sinfonia de Dvorak- Serenade for Strings in E Major- Orquestra de Câmara do Advento que faz refletirmos sobre todo o processo de criação do universo e nossa própria existência. A viagem cinematográfica e científica em três dimensões pela Nebulosa de Órion é regida não apenas por belas imagens, mas de conhecimento tecnológico que aponta para um futuro intelectual e evolucionário do homem terrestre.
8 comments