Olá Romeus e Julietas! Hoje trago entrevista com o autor Junior Salvador que escreveu o livro Curupira a arte da vida e outros. Bora conferir?
Curupira e Taiguara cresceram juntos, no seio da aldeia Arapuã. Agora, no entanto, um acidente colocou a vida de um deles em perigo e a única esperança é a Árvore da Vida. A situação se complica ainda mais com o surgimento dos perigos da natureza selvagem e quando um espírito antigo, tomado pelo desejo de vingança, surge em meio à floresta. Lutando pela vida, os amigos iniciarão uma jornada que mudará suas vidas para sempre, buscando proteger a floresta e desvendar os segredos do Eldorado.
Formato: eBook Kindle
Tamanho do arquivo: 1774 KB
Número de páginas: 185 páginas
Idioma: Português
Monólogo de Julieta- Como iniciou o desejo de ser escritor? Há quanto tempo escreve?
Junior Salvador- A escrita sempre fez parte da minha vida. Quando criança fazia fanfics de animes e quadrinhos. Já tive blogs e com o advento das redes sociais, também escrevia textos ficcionais de modo esporádico. No ano de 2016 comecei a escrever efetivamente, participando de concursos literários, e não parei mais.
Monólogo de Julieta- Nos fale mais sobre a obra "Curupira- A Àrvore da Vida".
Curupira - A àrvore da Vida é o primeiro livro de uma quadrilogia, certo?
Junior Salvador-Sim. A Árvore da Vida é o primeiro livro de uma quadrilogia na qual recontarei a origem dos personagens do nosso folclore, mas dando a eles uma roupagem mais atual e, acima de tudo, trabalhando o contexto da aventura e da fantasia.
Monólogo de Julieta- O que os leitores podem esperar das obras sucessoras? Você pode nos contar quais personagens virão por ai?
Junior Salvador- Os leitores podem esperar muitas surpresas nas obras sucessoras. Em À Árvore da vida contamos a origem do Curupira, mas já estão presentes outros conhecidos personagens do nosso folclore, como Iara, Caipora e Boitatá. Para as próximas obras, além do retorno de alguns personagens presentes em “A Árvore da Vida”, os leitores podem ter certeza que teremos a presença de personagens clássicos como o Saci, Boto, Cuca e Mula-sem-cabeça.
Monólogo de Julieta- Esse é seu primeiro livro do gênero aventura fantástica?
Junior Salvador- Esta é a primeira obra de aventura fantástica escrita na forma de novela. Em 2017 publiquei os “Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro”, projeto embrionário que deu origem à obra atual. Lá é possível ver um pouco da maneira com a qual vejo os personagens do folclore, inclusive alguns presentes na obra atual, mas em momentos distintos de suas vidas.
Monólogo de Julieta- Como foi fazer essa releitura de personagens do Folclore Brasileiro? Como surgiu a ideia?
Junior Salvador- A ideia da releitura dos personagens nasceu da análise dos dois movimentos cinematográficos atuais protagonizados pela Marvel Stúdios e pela Warner. Ao observar a maneira como personagens já tão conhecidos foram apresentados ao público e, depois, colocados em situações perigosas e também sensivelmente humanas, me levou a pensar na possibilidade de fazer o mesmo com os personagens do nosso folclore. Mitos como o Saci e o Curupira sempre foram tratados como seres mágicos que interagem com o nosso mundo, mas a aura mágica que os envolveu sempre fez parecer que não havia uma interação completa. Por isso, minha ideia é colocar os personagens em situações problema, sem deixar a magia de lado. Assim, um personagem pode atender ao celular, pouco antes de enfrentar um espírito maligno antigo que vivia na floresta.
Monólogo de Julieta- Se pudesse ser personagem do livro qual seria? Por quê?
Junior Salvador- Apesar de Curupira ser o personagem principal do livro, durante a escrita, me identifiquei demais com Taiguara. É com certeza o personagem mais complexo, que enfrenta grandes adversidades para se encontrar no decorrer da história. Ele inicia a obra como o herdeiro da tribo Arapuã e próximo Cacique. Com a força e orgulho proporcionais, ele precisa da ajuda de Curupira para encontrar sua verdadeira identidade.
Monólogo de Julieta- Como seria seu paraíso literário?
Junior Salvador- Um papo com Harry Haller (O lobo da estepe) e Morpheus (Sandman), sentindo o a fragrância mais suave produzida por Jean-Baptiste Grenouille (O perfume) e observando o oceano no fim do caminho.
Monólogo de Julieta- Com sente-se com a receptividade das pessoas que leram sua obra?
Junior Salvador- Até agora a receptividade incrível. Ainda estou aguardando as primeiras resenhas dos blogs literários, mas o público no geral parece ter abraçado a ideia.
Monólogo de Julieta- Diga um autor preferido no Brasil? Por quê?
Junior Salvador- João Guimarães Rosa. Por que? ele escreveu Grande Sertão: Veredas.
Monólogo de Julieta- Diga um autor estrangeiro preferido? Por quê?
Junior Salvador- Albert Camus me ensinou a ver o mundo de outra maneira; Neil Gaiman mostrou que a fantasia pode estar bem ao lado, quando menos imaginamos; Gabriel Garcia Marquez me ensinou que uma boa obra passa pela força dos personagens. Impossível escolher apenas um.
Monólogo de Julieta- Qual a dica que você daria para futuros escritores?
Junior Salvador- Eu diria que dentro de um escritor há outros dois tipos de escritores, que são completamente distintos um do outro. O primeiro é aquele que escreve por prazer, historias que gostaria de ler; O segundo, por sua vez, é o profissional que organiza sua escrita de acordo com as necessidades do mercado. Os dois escritores internos precisam estar em harmonia, para que escrita e vida caminhem na mesma direção.
Monólogo de Julieta- Para encerrar gostaria de fazer um bate e volta com você.
Junior Salvador-Uma pessoa: Minha esposa, Bel.
Um desejo: Ser livre.
Um livro: O lobo da estepe.
Uma música: Infinita highway, Engenheiros do Hawaii
Uma comida: arroz, feijão e bife.
Uma bebida: Água
Uma frase: A dúvida é o preço da pureza.
Animal de estimação: não tenho.
Filhos: Quero ter.
Felicidade: Está nas coisas simples.
Religião: Deus
Literatura: Meu refúgio.
Junior Salvador é um jovem escritor brasileiro nascido em Rancharia, no interior do estado de São Paulo. Graduado em Letras e Direito, apenas em 2017, após o casamento, o autor alcançou a inspiração que lhe faltava para colocar no papel as ideias que fervilhavam em sua mente. Neste ano, lançou suas duas primeiras obras: As luzes do Arrebol, uma coletânea de versos singelos, pela A.R. Publisher Editora, e Vidas Breves, uma antologia de contos realistas e fantásticos, de forma independente. Em 2018, o autor inicia o ano com seu lançamento mais ambicioso. A publicação dos Contos Fantásticos do Folclore Brasileiro inaugura um novo mundo de fantasia literária, pelo qual o autor deseja transitar no próximo ano.
Encontre o autor
16 comments