' VOZES E VULTOS ' : SUSPENSE COM EMANUEL SWEDENBORG COMO PLANO DE FUNDO
' Vozes e Vultos ' : Suspense com Emanuel Swedenborg como plano de fundo
Por Paloma Viricio
Logo no finalzinho de abril a Netflix lança Vozes e Vultos (Things Heard & Seen) parece que seria uma boa cartada para finalizar seu catálogo de lançamentos do mês, mas será que o filme oferece ao telespectador o que promete?
Vozes e Vultos Netflix Elenco
Vozes e Vultos é um thriller de terror baseado no romance All Things Cease to Appear de Elizabeth Brundage. Traz em seu elenco nomes de peso, estrelando como personagens principais Amanda Seyfried (Querido John) e James Norton (Adoráveis Mulheres).
O filme que é uma produção americana, foi escrito e dirigido pela equipe de cineastas Shari Springer Berman e Robert Pulcini. Eles ficaram conhecidos mundialmente, após receber aclamação da crítica pela indicação ao Oscar (2003), pelo filme America Splendor.
Vozes femininas silenciadas
Apesar de ser um filme com um suspense morno, Vozes e Vultos, traz questões interessantes para serem debatidas. O filme se passa na década de 80, junto com ele há conflitos pessoais das personagens, debates sobre o papel da mulher na sociedade e dramas psicológicos.
George (James Norton), marido de Catherine(Amanda Seyfried) é um homem frustrado, que vive uma espécie de conto de fadas. Ele assume a figura de um ótimo professor universitário, excelente pai de família e marido. Mas, infelizmente não consegue sustentar a farsa com as situações ao qual é inserido. George é alguém sem o menor dos escrúpulos.
Catherine é uma mulher talentosa, jovem e cheia de vida. Sofre com problemas de distúrbios alimentares e o tédio constante que qualquer mulher sofreria, tendo que ser podada pelo marido. Ela vive ao redor dele, não tem seus próprios amigos, nem independência financeira. Tudo piora quando passa a desconfiar das condutas do marido, tendo a imagem do mesmo sendo descontruída.
Justine Sokolo ( Rhea Seehorn - Better Call Saul) é uma figura importante na trama. Ela é professora universitária onde o marido de Catherine leciona. Uma mulher espiritualizada, muito além do seu tempo e com visões sólidas sobre a importância da igualdade entre mulheres e homens na sociedade. É através dessa amizade que Catherine passa a "acordar" para a vida. Justine é uma peça importante da trama, inclusive essencial para seu desfecho.
Justine Sokolo - Vozes e Vultos |
Justine é quem irá tecer paralelos sobre atitudes e personalidade conflitante de George, mas até mesmo essa personagem foi construída com falhas. Não quero dar spoilers, mas só digo que cão que ladra não morde. Quem sabe demais sobre os podres de um psicopata, é melhor não mostrar que sabe e procurar agir. Enfim, questões básicas de sobrevivência.
Presente e passado entrelaçados
Em Vozes e Vultos, presente e passado são entrelaçados. Há uma conexão entre as mulheres que viveram na casa que Catherine hoje vive. Elas são vítimas silenciadas pela imoralidade de seus maridos. Massacradas, esperam por justiça, revelação da verdade e paz de espírito.
Nisso entra a questão "sobrenatural" do filme já que os espíritos de três mulheres, incluindo Catherine, se associam por uma questão em comum. Aqui fica claro como o mundo espiritual está entrelaçado com o mundo material, como os espíritos podem influenciar as atitudes, pensamentos e ações humanas. Quem estuda questões relacionadas ao espiritualismo, entenderá o que estou falando.
Suspense com Emanuel Swedenborg como plano de fundo
Reunião Mediúnica - Vozes e Vultos |
Apesar de ser um filme voltado para o terror, a produção não trata os espíritos como algo sobrenatural sendo somente voltado para questões do mal. Pelo menos não vi assim. É claro que há cenas bem extravagantes, como a da reunião espírita feita em determinada cena do filme, mas faz parte do pacote que na telinha tudo seja aumentado, afinal é uma ficção. Quem já participou de uma reunião mediúnica séria ou estudou sobre o assunto sabe que não é todo aquela espetáculo mostrado em Vozes e Vultos.
Mas é claro, que a espiritualidade está presente e fica por conta da temática construída pelo espiritualista e cientista sueco, Emanuel Swedenborg (1688 -1772) . Um dos livros de Swedenborg sobre questões como céu, inferno (Heaven and the World of spirits and Hell - Emanuel Swedenborg) é citado inúmeras vezes no filme.
Heaven and the World of spirits and Hell - Emanuel Swedenborg |
Emanuel Swedenborg era uma mente além do seu tempo. Um homem inteligentíssimo que desenhou uma "máquina de voar", publicou diversas obras sobre biologia, psicologia, astronomia e outras. Era um poliglota, tendo conhecimento de 09 línguas.
Deu origem a religião denominada wedenborgianismo e fundou a primeira revista científica da Suécia. Poderia falar por mais 20 parágrafos sobre ele, mas fiz esse resumo pois é interessante pesquisar mais a fundo sobre a vida e obra desse grande pensador.
Vozes e Vultos é bom ?
Por essas e outras, eu gostaria que o filme tivesse sido melhor direcionado. Com certeza, poderia ter sido uma grande produção, sem algumas falhas perceptíveis no roteiro ou um desfecho desanimador. É um suspense morno, mas que é interessante assistir. A menção a arte em Vozes e Vultos é outra vertente interessante, mas mal explorada.
Amanda Seyfried - Vozes e Vultos - Netflix |
A película me causou esperança em diversas partes, mas acabou me fazendo naufragar. Esperava que o ciclo doentio de vozes asfixiadas pela sociedade machista ganhasse liberdade, mas terminou de forma não harmoniosa. Enfim, um filme interessante que irá dividir opiniões com toda a certeza.
44 comments