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COMO LIDAR COM PESSOAS TÓXICAS NO AMBIENTE DE TRABALHO
Por Paloma Viricio
Todo mundo já teve que lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho, não é mesmo? Se você ocupa um papel de liderança ou até mesmo secundário, é preciso saber como se relacionar com todos, isso inclui pessoas difíceis no pacote.
Por isso, nesse artigo vamos falar sobre: Comunicação Assertiva, Comunicação Não Violenta (CNV) , ensinamentos conduzidos por Marshall Rosenberg. Conhecendo esses métodos você poderá lidar de forma mais assertiva com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho.
Tipos de Conflitos no Ambiente de Trabalho
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Antes de falar de Comunicação Não Violenta (CNV) é preciso entender os tipos de conflitos que os profissionais podem encontrar no ambiente de trabalho. Eles são gerados por determinados tipos de violência, mas não necessariamente.
Por vezes, conflitos são originários de "pequenas violências" que muitas vezes o indivíduo não percebe que está acontecendo. Observe o seguinte cenário:
Uma Mãe pede um beijo ao filho, mas esse nega ofertar. Em determinados momentos a criança é carinhosa e enche a mãe de beijos, mas naquele momento ela não deseja realizar tal ato. A mãe por sua vez, faz uma espécie de chantagem emocional com a criança.
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Ela oferece um doce e induz: " Se você me beijar, te dou esse doce". Em primeiro plano, a situação pode parecer inofensiva, mas isso também é uma forma de violência, pois a mãe está induzindo uma ação contra a vontade da criança.
Essa ação fica gravada no subconsciente dessa criança, sendo assim, ela levará para o futuro uma ideia de que para alcançar algo ela precisará ser auto violentar para agradar o outro. Tudo o que está relacionado ao modo como o indivíduo molda o mundo, também estará na conduta deste no ambiente empresarial.
Tipos de Pessoas Tóxicas no Ambiente de Trabalho
No ambiente organizacional, podemos encontrar diversas formas de violência sutis que podem intoxicar o ambiente de trabalho e fazer como que indivíduos adoeçam psicologicamente.
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É possível classificar como violências sutis, atitudes como sarcasmo, piadas de mau gosto, situações de constrangimento, expor os outros, falar mal pelas costas e etc. Essas atitudes podem incomodar muitos indivíduos, desfalcar equipes e acabar com o bem-estar de uma organização.
Indivíduos Tóxicos são um desafio para líderes. Não basta somente chamar essa pessoa para conversar, pois na maioria das vezes ela não mudará suas atitudes. É muito comum que pessoas tóxicas não reconheçam suas falhas, sempre transferindo a culpa para os outros.
Comportamento Passivo/ Agressivo
Neste mesmo caminho, entram indivíduos considerados como passivo-agressivo. São pessoas que em primeiro momento se apresentam como certinhos, bonzinhos, mas por dentro levam uma carga explosiva de agressividade. Em momentos específicos, eles podem se apresentar muito raivosos ou induzir outras pessoas a episódios de raiva.
Em contrapartida há empresas que apresentam toxidade. Nesses casos, o problema é ainda maior do que em um indivíduo. Se a cultura da empresa é tóxica, a situação fica muito mais difícil de ser trabalhada, pois não se trata de um indivíduo isolado, mas de toda organização.
Tipos de Relacionamentos mais Assertivos
Há condutas que criam tipos de relacionamentos mais assertivos. Elas servem para inibir conflitos, prevenir violências sutis. Os tipos de relacionamentos mais assertivos envolvem:
Transparência = Clareza no que dizer ao outro ou naquilo que deseja do outro.
Empatia = Ouvir o outro a partir das referências dele.
Comunicação Visual = Olhar nos olhos do outro.
Comunicação Gestual = Ter cuidado com os gestos. Não ser uma pessoa evasiva, pois há indivíduos que gostam de contato físico e outros que não gostam de ser tocados. Precisamos ter o discernimento na hora de tocar alguém.
Assertividade através da Comunicação Não Violenta (CNV)
A assertividade é alcançada com a Comunicação Não Violenta porque promove a prática do não julgamento que é coringa.
Pois, a partir do momento que eu julgo alguém, já defino uma sentença. Quando aprendo a não julgar, permito novas possibilidades, analiso apenas o fato, não o indivíduo.
Linguagem Lobal (Chacal) e Linguagem Girafal
Marshall Rosenberg defini dois tipos de linguagens: A Linguagem Lobal e a Linguagem Girafal.
Linguagem Lobal = Fecha portas, constrói verdadeiras muralhas entre eu e o outro. É constituída de atitudes como ataques pessoais ao indivíduo, não capacidade de ouvir, pré julgamentos sobre fatos e pessoas. Esse tipo de linguagem causa incomodo e desconforto na relação dos indivíduos envolvidos.
Linguagem Girafal = Abre janelas, escancara portas e possibilita minha conexão com o outro. Quando usamos a linguagem Girafal, há o interesse em ouvir o outro e a preocupação sobre aquilo que ele está tentando dizer.
Os julgamentos são isolados, para facilitar a leitura do que está acontecendo. Traz o conforto no trato e no relacionamento com o outro. Ao praticar a Linguagem Girafal é possível respeitar ao outro e a si mesmo.
No próximo artigo, trataremos sobre as etapas para uma Comunicação Não Violenta. Até lá!
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