04 ETAPAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

By Paloma Viricio - fevereiro 14, 2022

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Foto de Ketut Subiyanto no Pexels


04 ETAPAS DA COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA

Por Paloma Viricio

No post que fiz anteriormente aqui no blog (Como lidar com pessoas tóxicas no ambiente de trabalho) , falei um pouco sobre a Comunicação Não Violenta (CNV), como identificar perfis e evitar possíveis conflitos.

Agora, disserto sobre 04 etapas da Comunicação Não Violenta de forma assertiva. Como podemos aplicar a CNV na nossa vida de forma prática e simples.


Quais as etapas da comunicação não violenta?

1-Observação sem Julgamento

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Foto de ROMAN ODINTSOV no Pexels


Quando acontecer determinada situação é preciso aprender observar apenas o fato, sendo isento de julgamento. Esse é um conceito bastante difícil para o homem em sociedade, pois está acostumado a julgar tudo e todos.

É extremamente complexo o ato de não julgar.

Então, é necessário julgar o fato de uma forma mais científica. Para desenvolver o hábito de não julgamento, você pode começar a descrever um objeto durante 02 minutos sem julgar. 

Invalide questões como grande, pequeno, bonito e feio. Simplesmente descreva o objeto.

Quando você estiver acostumado com o exercício referente ao objeto, pode transferir o mesmo conceito para pessoas. Com isso, passará automaticamente a analisar os fatos e indivíduos envolvidos sem julgamentos. 


2- Sentimento em Relação ao Fato

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Foto de Ketut Subiyanto no Pexels


Após observar um fato, sem julgamento, é preciso analisar qual sentimentos em relação ao fato foi gerado.

O sentimento é outra dificuldade gerada ao entrar em contato.

Por exemplo.: Se o seu superior lhe chama atenção sobre uma tarefa que para ele foi mal executada e altera a voz na frente de outras pessoas, como você se sentiria? Incomodado? Triste? Decepcionado? Constrangido?

A partir do sentimento e da observação do fato, é preciso ter uma comunicação direta com a pessoa. Se o indivíduo necessita continuar em contato com o outro para fins de trabalho, é preciso remover essas ranhuras entre eles.


3- Necessidade

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Foto de Ketut Subiyanto no Pexels


A partir da situação apresentada é preciso entender qual a necessidade de ação. O que fazer com a situação e o sentimento vivenciado?

Exemplo.: Você pode escolher ter uma conversa sincera com a pessoa, mesmo que ela seja um gestor ou seu superior.


4- Realização de um Pedido

Após identificar a necessidade é possível partir para a realização do pedido para a pessoa envolvida na situação. Lembre-se, pedido é diferente de exigências. É necessário usar a questão do não julgamento e abrir um diálogo para conversar com a pessoa. 

No exemplo do conflito do gestor é interessante abrir o diálogo sem ataques.

Um regra essencial na Comunicação Não Violenta é a necessidade de não atacar quando for atacado, apenas se defenda. Evite gritar, acessar ou levantar o dedo em riste na direção da pessoa, ou fazer qualquer gesto agressivo.

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Foto de Ketut Subiyanto no Pexels


Possível diálogo.: Eu me senti extremamente triste com o ocorrido do outro dia. Houve um erro, você me repreendeu na frente de outras pessoas, acabou alterando a sua voz e isso gerou desconforto tanto para mim quanto para você.

Como eu respeito você e quero continuar trabalhando ao seu lado, vou pedir para que quando você precisar me dizer algo, que o faça, mas de outra forma para que possamos continuar nos respeitando como sempre foi. 

Como essas atitudes é possível viver com muito mais diálogo, alegria, respeito, sem deixa de dizer o que é necessário dizer. É preciso continuar falando sobre o que faz sentido para sua vida, mas de forma correta. 

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