'NOSSOS SONHOS DE MARTE' : FRACASSO DA FICÇÃO CIENTÍFICA - HBO
'NOSSOS SONHOS DE MARTE' : FRACASSO DA FICÇÃO CIENTÍFICA - HBO
Por Paloma Viricio
Muitos dos fãs de Para todos os Garotos que amei, estavam em frenesi com o lançamento de Nossos Sonhos de Marte (Moonshot), que traz como protagonista a fofa da Lana Condor.
De tanto se falar sobre, fui correndo assistir, já que adorei a trilogia em que a atriz também foi protagonista.
Mas, tanto burburinhos e expectativas não salvam a decepção que é o filme. A produção norte-americana que prometia comédia romântica e ficção científica ao telespectador, não entrega nenhum dos dois gêneros. O que me causou uma espécie de irritação com o desenrolar da trama.
NOSSOS SONHOS DE MARTE NÃO TEM LIGA
Moonshot foi dirigido por Chris Winterbauer e escrito por Max Taxe. E tinha tudo para ser um bom filme, já que traz um elenco de peso na sua composição: Cole Sprouse, Lana Condor, Mason Gooding, Emily Rudd e Zach Braff.
Mas, infelizmente não tem liga! Uma que já começou o filme com uma confusão danada na minha cabeça.
Tinha visto Cole e Lana no pôster, mas eles não eram um casal em si. Na verdade, Sophie odeia Walt que apareceu na vida dela de paraquedas já fazendo um monte de besteiras.
Como Sophie é uma menina estudiosa, compõe uma personagem tímida e séria. Completamente diferente de Walt que é desligado, distraído... vive uma rotina pacata e sem motivação.
Então, é claro que a esperança dele está em fazer parte da nova civilização de terráqueos que estão em Marte. Tipo ano novo vida nova, sabe? Para ele seria planeta novo....vida nova!
Só que infelizmente nada sai como os planos do rapaz. Nada nunca sai como ele planeja. O que prova a cada frame que Walt é um fracassado, azarado e iludido. Eu senti muita pena dele, sério.
PENA QUE VOCÊ É APENAS UM ROSTINHO BONITO
É exatamente essa frase que uma personagem da nave fala para Walt em um momento do filme. E ainda complementa: Você é tão burro! Esse era o sinônimo que faziam questão de jogar nele a todo momento no filme.
Isso sinceramente me incomodou. Além de ser chamado de burro, ele era desprezado pelas pessoas mesmo quando tentava ajudar.
O que me deixou mais passada foi o fato de Sophie não ter coragem de admitir para ela mesmo que uma menina nerd e genial poderia se apaixonar por um menino "burro" como se faz uso corriqueiro nas bocas de pessoas do filme.
Não vou nem comentar sobre as personagens secundárias de Nossos Sonhos de Marte. Sinceramente nenhuma delas faz sentido algum.
Passam mais rápido do que estrelas cadentes, não são importantes e nenhum momento mostram algum tipo de relevância na trama.
NINGUÉM QUER VER, MAS WALT TEM SUAS QUALIDADES
Walt era muito atrapalhado, mas tinha suas qualidades no final das contas porque era o mais esperançoso dali. Ele não tinha medo de seguir seus próprios sonhos, mesmo quando todo mundo o colocava de zero para baixo.
Apesar de Sophie ser mega inteligente, ela não tem autoestima nenhuma, ainda mais quando está ao lado do super namoradinho/cientista/famoso.
É impressionante que mesmo sem química entre ela e Walt, no final das contas as cenas que eles apareciam juntos eram mais legais do que as outras.
Mas... não chega a ter aquele tempero que dá o sabor das boas comédias românticas.
FICÇÃO CIENTÍFICA FRACASSADA
Sério... esse filme foi a ficção científica mais fracassada que já vi. Não tem nenhuma teoria em si que leve o filme a ser classificado nesse gênero. E os assuntos sobre o tema são superficiais, fazendo o receptor ter certeza de que o roteiro foi mal elaborado.
Marte está no título, mas acaba ficando como plano de fundo, na verdade um plano há anos luz de tudo.
Até mesmo a questão das inteligências artificiais são mal desenvolvidas. E o que mais me deu raiva foi ver que todo mundo nesse filme se achava superior que Walt.
Inclusive, além de burro, foi tirado como "chacota universal" ao viralizar nas redes sociais. Uma tática, inclusive de marketing, elaborada por alguém que Walt mantinha grande admiração desde o começo.
Não importa o sentimento das pessoas... Pelo Marketing vale tudo, né? #nospoupe .
NOSSOS SONHOS DE MARTE VALE Á PENA ?
Sinceramente, Nossos sonhos de marte, é tanto uma ficção científica fracassada, como uma comédia romântica sem química. Não foi uma decepção de modo total porque ainda dei algumas risadinhas com o filme, mas foi muito ruim ver Walt ser tão escorraçado durante toda a trama e o humor girar em torno de piadas de mal gosto na maioria das vezes.
Recentemente a atriz Sandra Bullock, declarou ter se arrependido de atuar em Velocidade máxima 2 (Speed 2). Me parece que Lana Condor irá dar a mesma declaração sobre Moonshot - Nossos sonhos de Marte no futuro. #triste 😥
6 comments