SIMULADO GESTÃO DE CARREIRAS COM GABARITO
1- Os primeiros estudos formais a respeito da carreira surgiram no início do século XX, através de tratados sociológicos, na época algo inédito, tendo como ponto focal o comportamento do indivíduo em relação ao trabalho. Alguns autores mencionam que, durante a evolução da Teoria de Carreiras, as ênfases em pesquisa acabaram por abranger quatro dimensões distintas. Acerca da influência social, assinale a alternativa CORRETA que identifica uma das dimensões:
RESPOSTA CERTA:
LETRA B = A ênfase está na investigação da estrutura social em relação à adoção
de uma determinada carreira por parte do indivíduo. Um dos aspectos mais
abordados nessa linha de pesquisa foi a influência da ocupação dos pais na
carreira adotada pelos filhos. Alguns estudos demonstraram que a ocupação dos
pais e a educação que os pais dão aos filhos influenciam fortemente as escolhas
de carreira realizadas pelos filhos.
2- O trabalho é uma atividade humana básica. Atualmente, vivemos na Era do Conhecimento, um mundo dinâmico e repleto de novas tecnologias, que aprimoraram os processos produtivos e resultaram num grande aumento da produtividade no trabalho. Acerca da evolução do trabalho e quanto à fase de seu surgimento, assinale a alternativa CORRETA:
B- Forma como o
conhecemos hoje evoluiu do modelo surgido na com o surgimento da CLT.
C- Forma como o conhecemos hoje evoluiu do modelo surgido na Revolução Industrial, a partir do século XV.
D- Forma como o conhecemos hoje evoluiu do modelo surgido na Revolução Industrial, a partir do século XVIII.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA D = Forma como o conhecemos hoje evoluiu do modelo surgido na
Revolução Industrial, a partir do século XVIII.
3- Na etapa de estabelecimento de objetivos de carreira, há a aplicação dos aspectos levantados na fase de autoavaliação, contudo com ênfase numa visão mais estratégica de carreira, voltada à projeção de futuro no curto prazo (até um ano), médio prazo (entre um e três anos) e longo prazo (acima de três anos). Os professores William Rothwell e H. Kanzanas são apresentados por Dutra (1996) como proponentes de um modelo de estabelecimento de objetivos de carreira baseado na análise individual e do contexto do mercado. O conjunto dessas informações apuradas, autoavaliação e análise ambiental que compõem o ambiente, irá fornecer a oportunidade de se identificar a estratégia mais adequada ao momento.
Sobre a
estratégia de crescimento, assinale a alternativa CORRETA:
A- Crescimento – persistir na atividade em que atua, dentro da própria empresa em que já atua ou na carreira escolhida.
B- Crescimento – associar duas ou mais estratégias relacionadas.
C- Crescimento – reavaliar de maneira mais drástica a carreira até o momento.
D- Crescimento – complementação da carreira que já exerce, por meio de outras ocupações relacionadas ao trabalho atual.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA A = Crescimento – persistir na atividade em que atua, dentro da
própria empresa em que já atua ou na carreira escolhida.
4- O desejo é o
que nos impulsiona, conforme a afirmação de Kiyosaki e Lechter (2000), que em
sua obra declaram ser normal senti-lo, pois todos querem obter uma situação
melhor na vida, seja através da compra de um bem durável ou através da
participação de uma atividade estimulante, como, por exemplo, um grupo de
trabalho cujos membros têm bom relacionamento. Acerca do desejo, assinale a alternativa
CORRETA:
FONTE:
KIYOSAKI, R. T.; LECHTER, S. L. Pai rico, pai pobre: o que os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
A- Incrível
força criativa.
B -Incrível força classificativa.
C -Incrível força destrutiva.
5- Bridges
(1998) oferece um modelo denominado por ele como D.A.T.A., que aproxima o
indivíduo de uma forma de encarreiramento mais autogerenciado e autônomo. Com
relação às Aptidões (A), assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRIDGES, W. Criando Você & Cia: aprenda a pensar como o executivo de sua própria carreira. Rio de Janeiro: Campus, 1998.
A - Podem ser
compreendidas como as qualidades individuais já usadas em algum momento e que
são a base provável para a maior parte das realizações pessoais e atividades
muito bem feitas.
B -É algo evidente, pois no cotidiano cada um tem um jeito de enfrentar as situações e isso acaba por variar durante a vida; ao nascermos, passarmos pela infância, juventude e até a idade adulta.
C -É necessário mostrar, não simplesmente falar a respeito do interesse em executar alguma tarefa específica. As empresas estão começando a se conscientizar de que a motivação é a pedra angular para o êxito.
D -São um patrimônio pessoal, a partir do próprio desenvolvimento pessoal.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA A = Podem ser compreendidas como as qualidades individuais já
usadas em algum momento e que são a base provável para a maior parte das
realizações pessoais e atividades muito bem feitas.
6- Estudos
sobre o desenvolvimento histórico de carreiras indicam que entre o final da 2ª
Guerra Mundial e a década de 80 havia uma relação estável entre funcionário e
empregador. As empresas cuidavam da carreira do seu colaborador e sobre ele,
funcionário, havia a obrigação de ser produtivo e disciplinado, obedecendo às
diretrizes corporativas. Autores como Arthur e Rousseau (1995) e Hall (2002)
distinguem duas formas de se avaliar carreiras, objetivas e subjetivas.
A- É a
representação pública da carreira, portanto, o que ela simboliza para a
sociedade. Essa significação da situação da carreira do indivíduo é tanto
validada pelo empregador quanto os demais membros da sociedade.
B- Entendimento pessoal a respeito da sua situação de carreira, envolvendo fatores subjetivos como autoimagem, o sentimento de identidade, os princípios, as atitudes e a sua relação com o trabalho.
C- Entendimento pessoal a respeito da sua situação de carreira.
D- A carreira objetiva inclui aspectos interiores como status, remuneração, promoções conquistadas.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA A = É a representação pública da carreira, portanto, o que ela
simboliza para a sociedade. Essa significação da situação da carreira do
indivíduo é tanto validada pelo empregador quanto os demais membros da
sociedade.
7- Sobre a estrutura da carreira inteligente, Guedes (2009) expõe três competências que a compõem, o saber a respeito do: por que (knowing why), como (knowing how) e com quem (knowing whom). O “sabendo por que” (knowing why) corresponde à identidade, aos valores e às motivações pessoais. É o senso de propósito e a identificação que uma pessoa tem com o seu trabalho. Assinale a afirmação que não define o “sabendo por que”
A- Considero
que trabalhar nesta empresa vem tornando a minha vida melhor.
B- O ambiente de trabalho da empresa facilita o relacionamento entre os empregados.
C- Conheço e concordo com os objetivos da empresa em que trabalho.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA B = O ambiente de trabalho da empresa facilita o relacionamento
entre os empregados.
8- Nadler,
Gerstein e Shaw (1993) citam em sua obra que as empresas que mais têm chance de
sobreviver são as que desenvolveram a capacidade de reagir a desafios, por meio
do desenvolvimento de estratégias que são fortalecidas com cinco qualidades que
os autores consideram essenciais (adaptabilidade, flexibilidade, sensibilidade,
decisão e rapidez), os mesmos autores relacionam em sua obra, uma série de
itens (forças), que segundo suas opiniões contribuem para aumentar a pressão
sobre as organizações nesta época altamente competitiva.
Assinale a alternativa que identifica o aumento de pressão sobre a organização a partir do Item (Força) “Expectativas do cliente”.
A- O crescente
índice de mudança ameaça as posições e investimentos existentes.
B- Um número crescente de competidores eficientes está surgindo nas principais indústrias.
C- Tendo mais escolhas, os clientes esperam maior valor, qualidade e serviço.
D- A competição ocorre hoje em escala global.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA C = Tendo mais escolhas, os clientes esperam maior valor,
qualidade e serviço.
9- O perfil
profissional de cada pessoa é diferente, onde tem-se diversas aptidões
possíveis conforme vivência e personalidade (por exemplo) de cada um. Conforme
Bridges (1998) para a construção do perfil profissional, além da verificação
dos desejos, aptidões e temperamento, é fundamental entender os ativos
pessoais, caracterizados como o conjunto de características individuais,
experiências, áreas de especialização e capacidades, que diferenciam uma pessoa
de outra. Os ativos pessoais são um patrimônio pessoal, a partir do próprio
desenvolvimento pessoal, como: Assinale a alternativa CORRETA:
A- Possuir um
nível educacional elevado pode ser um ativo importante numa atividade dentro da
universidade.
B- Ter crescido num lar em que se falava diferentes idiomas pode ser um ativo importante se a empresa estiver expandindo suas atividades no exterior.
C- Possuir uma boa reserva financeira pode ser um ativo se você estiver pensando em deixar seu emprego para iniciar um negócio próprio.
D-Todas as alternativas estão corretas.
RESPOSTA CORRETA: LETRA D = Todas as alternativas estão corretas.
10- Bridges (1998) menciona que na construção do perfil profissional, além da verificação dos desejos (D), aptidões (A) e temperamento (T),é fundamental entender os ativos (A) pessoais, que é o conjunto de características individuais, experiências, áreas de especialização e capacidades, que diferenciam uma pessoa de outra. Os ativos pessoais são um patrimônio pessoal, a partir do próprio desenvolvimento pessoal. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A- A partir da
compreensão das necessidades não supridas e de seu perfil D.A.T.A., você se
torna mais convincente quanto ao por que pode atender às necessidades não
atendidas.
B- Possuir um nível educacional elevado pode ser um ativo importante numa atividade dentro da universidade.
C- Os ativos variam conforme a trajetória profissional e sua identificação é um processo contínuo.
D- Você identifica as necessidades não atendidas de áreas, cargos ou atividades em seu ambiente de trabalho e identifica, caso existam, quais correspondem aos recursos que você tem a oferecer.
RESPOSTA
CORRETA: LETRA B = Possuir um nível
educacional elevado pode ser um ativo importante numa atividade dentro da
universidade.
📌Fonte: Questões e respostas corrigidas pelo AVA Uniasselvi.
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