10 livros coreanos em português

By Paloma Viricio - setembro 06, 2024


A onda coreana chegou ao Brasil com tudo. Também conhecida como Hallyu, é caracterizada como um fenômeno cultural responsável para popularização da cultura sul-coreana em todo o mundo. Quem assiste os famosos K-dramas e ama ouvir K-pop (Oieee Barmy) nem imagina que esse processo se iniciou lá em 1990.

Além das músicas, dos dramas, da comida coreana e também dos produtos de beleza coreanos famosos por oferecer soluções de Skincare milagrosas, os livros também têm alcançado espaços cada vez maiores nas prateleiras das livrarias brasileiras. Esses dias fui ao shopping e o que mais tinha em evidência eram livros de autores sul-coreanos, tanto ficção como biografias e obras não ficcionais.

Hoje trouxe uma seleção bem bacana de alguns livros sul-coreanos que foram publicados no brasil. Um dos melhores sites para compra sem sombra de dúvidas é a Amazon, então, economize utilizando um Cupom de Desconto Amazon. Agora vamos para nossa listinha? Tem até mesmo indicações feitas pelos próprios meninos do BTS. Então, aproveitem.



1. Amêndoas - Won-pyung Sohn

Esse livro ficou muito famoso no mundo todo depois de ser indicado pelo Suga do BTS. Pelo o que sabemos foi essa obra que inspirou ele na criação de um dos seus álbuns. O RM também aprova essa leitura, então para quem gosta de drama, pode ser uma opção interessante. Você poderá conhecer neste livro a história de Yunjae, que possui uma condição neurológica a qual o torna incapaz de expressar seus sentimentos. Após um acontecimento traumático ele é obrigado a fazer amigos e tentar superar suas próprias limitações.



2. Queria Morrer, Mas No Céu Não Tem Tteokbokki - BaekSehee

Esse é um livro que coloquei na minha lista de desejados recentemente.  Achei o título interessante, a capa fofa e tem estampado bem grande na capa que é uma indicação do Namjoon, então toda Army deve ficar no mínimo curiosa para ler. O livro fala sobre temas como ansiedade, depressão. Além disso, você também confere o amor da autora pelo famoso prato coreano tteokbokki (Quem já comeu sabe como é gostoso, eu amo). Pode ser considerado literatura de cura.


3. Isso que a gente chama de amor - Maurene Goo

Ah... com uma capa tão fofinha, acabamos acrescentando esse livro na lista automaticamente. É um romance voltado mais para o público jovem, cheio de tramas que te deixa preso. Basicamente Desi é uma menina estudiosa e brilhante no que se propõe fazer, menos quando o assunto se trata de garotos, é claro! Então, porque não transformar a própria vida em uma novela coreana?

4. Bem-vindos À Livraria Hyunam-dong - Hwang Bo-Reum

Se você deseja ficar com o coração quentinho que tal escolher esse livro? É de se apaixonar pelas personagens. E qual leitor não gosta de livros que envolvem outros livros e livraria, não é mesmo? Então, abra as páginas e acompanhe os desafios de Yeongju.

5. Contos da tartaruga dourada - Kim Si-seup

Se você gosta de livros de filosofia, espiritualidade e reflexão sobre a vida humana, deve ler Contos da tartaruga dourada. Tenho certeza que irá se apaixonar pelo poder da narrativa de Kim Si-seup. Você pode encontrar assuntos relacionados a elementos xamânicos, budistas, taoístas e neoconfucionistas.

6. Atos Humanos - Han Kang

Essa é outra obra da autora sul-coreana Han Kang que ficou muito conhecida aqui no Brasil pelo best-seller A vegetariana (e aqui você já ganhou uma dica de livro dobrada). Atos humanos é um livros de ficção extraordinária com uma linguagem poética, violenta e que promete tocar os corações humanos.

7. Pachinko - Min Jin Lee

Esse livro é para quem gosta de tramas que resgatam histórias marcantes da Coréia. Neste caso, conhecemos a coreana Sunja e a jornada de resiliência de três gerações de imigrantes coreanos no Japão.

8. A Inconveniente Loja De Conveniência - Kim Ho-yeon

Essa trama entrelaça misteriosamente a vida da aposentada Yeom e do jovem Dok-go e a loja de conveniências da senhora. A capa é lindinha e lembra poster de K-drama, não é mesmo? Acredito que vale muito a pena ler para descobrir quais possíveis segredos essas personagens escondem. O livro 2, sucesso a esse também já está disponível no Brasil.

9. As coisas que você só vê quando desacelera- Haemin Sunim

Se você deseja cultivar uma mente mais calma e sair do caos causado pelo mundo frenético moderno, o livro do mestre zen-budista sul-coreano Haemin Sunim pode ser um passo inspirador. Você irá refletir sobre a importância do reconhecimento do próprio eu e de cultivar pensamentos mais positivos. Outra obra bastante lida do mesmo autor é Amor pelas coisas imperfeitas e pode ser uma segunda opção se você ler e gostar da primeira dica.

10. Herdeiras do mar- Mary Lynn Bracht

Para quem gosta de livros sobre a Segunda Guerra Mundial este é um romance que conta a história das mulheres coreanas durante este período. Fala sobre a ocupação japonesa na Coréia e um amor que ultrapassa gerações. Um dos cenários do livro acontece na Ilha de Jeju, então quem gosta de ver o local através dos K-dramas pode conferir mais algumas cenas ambientadas lá. 

A autora foi criada nos Estados Unidos, mas possui ascendência coreana e fez parte de uma comunidade importante de mulheres que viveram na Coréia do Sul no pós-guerra. O livro pode ser uma obra com temas sensíveis para algumas pessoas e despertar gatilhos sobre questões de @bus0 contra mulheres e outros relatos de violência muito fortes, então já fica o alerta.

  • Share:

You Might Also Like

0 comments